Toda semana, no Programa Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes do Grupo de InSpace. Confiram:
Nebulosa de Órion
Tabyta Pereira Ferreira, aluna do 3° ano do Ensino Médio no Instituto Federal de Goiás, escolheu essa bela imagem da Grande Nebulosa de Órion, uma das mais brilhantes regiões de formação estelar do céu noturno. Também conhecida como Messier 42, ou simplesmente M42, esta nebulosa abriga imensos casulos de gás e poeira onde futuras estrelas estão se formando e, em breve, irão eclodir, varrendo a nebulosa com seus ventos estelares. Estrelas jovens, quentes e azuladas também estão presentes em toda essa paisagem cósmica, que inclui, além da Nebulosa de Órion, mais avermelhada, a Nebulosa do Homem Correndo, mais azulada e à esquerda. Ambas se localizam a cerca de 1.500 anos-luz de distância na direção da Constelação de Órion.
Original em: https://apod.nasa.gov/apod/image/0810/M42_hallasNr.jpg
Centro da nossa Galáxia
Já Arielisson Nunes de Oliveira de 15 anos, no 2° ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, escolheu essa magnífica imagem captada na cidade de Pirenópolis, em Goiás. Nela, o astrofotógrafo brasileiro Pedro Castro de Jesus registra parte da região central da nossa Galáxia, a Via-Láctea. Além das imensas nuvens moleculares escuras entranhadas nos braços espirais da galáxia, e de nebulosas como a da Lagosta, da Pata de Gato, do Camarão e os Dragões de Ara, também podem ser vistas nesta imagem, alguns milhões de estrelas distantes, que são apenas uma pequena parte das cerca de 400 bilhões de estrelas que compõe a nossa galáxia. Imaginem em quantas dessas estrelas não poderia haver um sistema planetário como o nosso, com algum planeta onde a vida pode se desenvolver e gerar civilizações tecnologicamente avançadas que, neste momento, poderiam estar olhando para esta parte da galáxia e se perguntando se eles estariam sozinhos no Universo.
Original em: https://live.staticflickr.com/65535/53095711144_4bcfbe3e31_o_d.png
Quem escolheu
Tanto a Tabyta quanto o Arielisson, fazem parte do grupo InSpace que foi criado em 2019 pela engenheira e influenciadora digital Lorrane Olivlet com o objetivo de estimular e abrir oportunidades para a sociedade nas áreas das ciências. Hoje o grupo conta com 70 membros de todas as regiões do Brasil e também de Moçambique, que fazem divulgação científica em escolas e universidades, participam de competições, iniciativas de ciência cidadã e olimpíadas do conhecimento, entre outras iniciativas de inclusão científica.
Fonte: Olhar Digital
Comentários