Payet será primeiro francês no Brasileiro; Europa chega a 10 países com representantes
Anuncie Aqui
Dimitri Payet é a grande contratação do Vasco para ajudar o clube na luta contra o rebaixamento nesta temporada. O camisa 10, ídolo do Olympique de Marseille, será o primeiro jogador francês a jogar o Brasileirão em toda história e, de quebra, faz da França o 10º país europeu a contar com atletas que tenham disputado a principal competição nacional.
Apesar de francês, é verdade também que Payet não é exatamente europeu. O meia é nascido na ilha da Reunião, um departamento ultramarino francês localizado no continente africano, próximo de Madagascar. Reunião não é um país independente e faz parte da França – ou seja, quem nasce em Reunião é francês.
Mesmo cada vez mais acostumado a presença de estrangeiros, principalmente sul-americanos, o futebol brasileiro raramente conta com jogadores europeus. Cerca de 700 estrangeiros já jogaram o Brasileirão, mas em maioria esses jogadores são argentinos (197), uruguaios (120) e colombianos (93).
Somados todos europeus que já jogaram o Campeonato Brasileiro desde 1971, o total é de apenas 28 jogadores – excluindo atletas brasileiros com dupla nacionalidade, como os ítalo-brasileiros Rafael Tolói, Éder, João Pedro, Emerson Palmieri e tantos mais por outros países. A lista a seguir mostra os países europeus que já contaram com jogadores no Brasileirão, quantos foram, em quais clubes e período jogaram.
Fonte: Ogol
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários