A Samsung pode finalmente liberar a comunicação com satélite em seu celular mais potente, mas ela deve fazer isso somente no Galaxy S24. Essa possibilidade foi ventilada pelo ministro de comunicações e ciência da Coreia do Sul, Lee Jong Ho, citando que a indústria local terá um smartphone em 2024 com a capacidade de pedir socorro com ajuda de satélite, onde o sinal da operadora não está disponível.
O que você precisa saber:
O Snapdragon 8 Gen 2 foi lançado pela Qualcomm já com um modem capaz de conectar qualquer celular que utilize o chip, com uma constelação de satélites para que o usuário possa pedir ajuda em momentos onde o sinal da operadora de telefonia não existe. A Samsung escolheu não ativar a função.
Parece que este cenário será alterado já no ano que vem, ao menos é o que encontrou o site Android Headlines em uma fala de Lee Jong Ho, ministro de comunicações e ciência da Coreia do Sul. Segundo o político, a indústria local terá um celular com conexão 5G e também a capacidade de utilizar satélite em momentos de emergência. Como a LG abandonou o mercado de celulares, só nos resta a Samsung com força, dinheiro e equipe suficiente para criar uma solução deste tipo.
Samsung já tem modem para comunicação com satélite
O comentário do ministro não está tão distante de uma realidade já presente na Samsung, ao menos de acordo com um anúncio feito pela empresa poucos dias depois de lançar o Galaxy S23. No final de fevereiro deste ano, a empresa coreana comentou que já tem tecnologia para comunicação entre celular e satélite.
A capacidade de ligar um celular com satélite está no modem de referência Exynos 5300. A tecnologia utilizada é chamada de NTN e tira proveito de comunicação de duas mãos com satélites, mesmo quando o aparelho está em uma montanha, deserto ou qualquer área remota.
Diferente da Apple que aposta em uma solução capaz de enviar apenas mensagens de texto, o uso da Samsung vai além e envolve fotos, vídeos e texto neste tipo de comunicação.
Fonte: Olhar Digital
Comentários