Em menos de um ano de uso, a “saúde” da bateria de modelos de iPhone 14 e iPhone 14 Pro caiu 10%. Pelo menos, é o que tem relatado alguns proprietários do último lançamento da Apple nas redes sociais.

Para quem tem pressa:

No geral, os usuários reclamam que a degradação das baterias está mais rápida do que eles esperavam. E parece estar num passo mais acelerado do que observado em modelos anteriores do iPhone.

Reclamações das baterias do iPhone 14

Um dos proprietários que reclamou nas redes sociais sobre a bateria do celular (no caso, um iPhone 14 Pro) foi Sam Kohl, que escreve para o site AppleTrack.

Primeiro, ele postou, em julho, que seu iPhone 14 Pro já havia caído para uma capacidade máxima de 90% – uma queda muito mais rápida do que os iPhones anteriores que ele possuía. Veja abaixo:

Tenho meu iPhone 14 Pro há MENOS de um ano…isso é inaceitável.

Recentemente, Kohl postou um vídeo, em outra rede social, no qual disse que fica difícil recomendar o celular para alguém, principalmente por conta do seu preço – nos EUA, o iPhone 14 Pro sai por US$ 1 mil, um valor considerado bem alto para smartphones.

Assista abaixo o vídeo (em inglês):

Outra reclamação veio de Joanna Stern, colunista de tecnologia do Wall Street Journal. Em sua newsletter mais recente, ela contou que seu iPhone 14 Pro está mostrando 88% de capacidade da bateria.

“A capacidade da bateria do meu iPhone 14 Pro caiu para 88% depois de menos de um ano.

É porque eu uso muito meu celular e já atingi 450 ciclos de carga?! (Isso é o que a Apple Store diz.) É do calor por conta do carregamento rápido? Há algo errado com a bateria?

Minha newsletter de hoje sobre este mistério da bateria!”

O que diz a empresa

Montagem com modelos de diversas cores de iPhone 14 Pro
(Imagem: Divulgação/Apple)

Oficialmente, a Apple aponta que as baterias do iPhone devem “reter até 80% de sua capacidade original em 500 ciclos completos de carga”.

O monitor de integridade da bateria para iPhones foi adicionado na mesma atualização do iOS 11.3 que permitia aos usuários alternar o controle de desempenho do celular. Na época, a Apple afirmou ser uma medida para proteger os iPhones do envelhecimento das baterias.

Em breve, a marca vai lançar o iPhone 15. E rumores recentes afirmam que esses dispositivos terão um aumento no tamanho da bateria de 10 a 18%, em comparação com os dispositivos atuais. A ver se (ou quanto) isso vai afetar a degradação da capacidade da bateria.

O Olhar Digital pediu um posicionamento da Apple sobre a questão, mas não recebeu uma resposta até o momento.