Os brasileiros têm, em média, cinco contas em instituições bancárias diferentes, segundo dados do Banco Central. Isso pode significar maiores dificuldades na hora de se planejar financeiramente ou mesmo de organizar o seu dinheiro. Por isso, devem ser lançados em breve os chamados “agregadores financeiros”, apelidados de “superaplicativos” ou “Super Apps”, segundo o Banco Central. A ideia é que as informações das pessoas físicas, atualmente espalhadas por vários bancos, sejam reunidas em uma única plataforma.
Leia mais
Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a previsão é que o novo aplicativo esteja disponível até o final de 2024.
“Você vai ter seu fluxo [financeiro de todos os bancos] consolidado em um instrumento só. Então hoje a gente paga o cartão de crédito, e tem aquele ‘dois de três [parcelas], cinco de oito’, e você não sabe mais quanto que você deve. Você vai apertar um botão [no agregador financeiro] e vai ter lá todo o seu fluxo de caixa, como as empresas fazem hoje. Isso vai estar disponível para as pessoas físicas”.
Roberto Campos Neto, presidente do BC
Plataforma fará parte do Open banking
Funcionalidades dos “Super Apps”:
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários