Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESSeguindo padrão estadual, área de Dourados registra queda nos delitos contra a...

Seguindo padrão estadual, área de Dourados registra queda nos delitos contra a vida e o patrimônio

spot_img

Redução nos índices criminais em Dourados e região é evidenciada pela Sejusp

A tendência de queda nos índices criminais monitorados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) continua em destaque. Os municípios de Dourados, Itaporã, Laguna Caarapã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul e Rio Brilhante, todos pertencentes à regional de Dourados, apresentaram uma redução nos índices de crimes nos primeiros 7 meses de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior.

Regional de Dourados registra progresso significativo Na região que abriga aproximadamente 405 mil habitantes, os homicídios tiveram uma queda expressiva de -16,1%. Os crimes contra o patrimônio também demonstraram reduções notáveis: roubos a comércios caíram pela metade (-50%), roubos de veículos diminuíram -35,3%, roubos em vias urbanas tiveram uma queda de -11,2%, e os roubos em geral reduziram -9,2%. Além disso, os furtos em residências apresentaram uma redução de -10,6%.

Esforços governamentais impulsionam melhorias De acordo com Adilson Stiguivitis Lima, Delegado Regional da Polícia Civil, o Governo do Estado tem contribuído significativamente para os resultados positivos por meio de investimentos em segurança pública. Esses investimentos permitiram a reestruturação das unidades policiais com novos equipamentos, viaturas e armamentos, além do aumento de efetivo com a contratação de mais investigadores, escrivães e delegados.

“Ação policial mais eficaz” O município de Dourados se destacou nas reduções dos índices de crimes contra o patrimônio. Com cerca de 300 mil habitantes, obteve uma redução de -50% nos roubos a comércios e -35,3% nos roubos de veículos. No que diz respeito aos homicídios dolosos, a redução foi de -15% durante os primeiros 7 meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Estratégias de gestão e inteligência O comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão, ressaltou que a administração, o aumento de efetivo e o trabalho de inteligência da PM foram cruciais para as melhorias. Estratégias de gestão foram implementadas para otimizar o patrulhamento e a Força Tática, bem como aumentar os recursos destinados à inteligência.

Outros municípios da região também apresentam redução Além de Dourados, outros municípios da região também demonstraram quedas significativas nos índices criminais. Laguna Caarapã apresentou uma diminuição de -100% em diversos índices, incluindo homicídios dolosos, homicídios culposos no trânsito e roubos em geral. Em Itaporã, os homicídios culposos no trânsito reduziram -100%, e os homicídios em geral diminuíram -50%. O município de Maracaju registrou uma redução de -100% nos roubos de veículos, -75% nos roubos em vias urbanas e -75% nos homicídios dolosos. Nova Alvorada do Sul também obteve quedas em diferentes categorias de crimes.

Colaboração entre as forças policiais e a sociedade A análise constante dos índices de criminalidade pela unidade regional, somada ao policiamento repressivo, tem resultado em ações mais pontuais e integradas onde os crimes são mais frequentes. A colaboração entre as forças policiais e a sociedade civil organizada, representada por conselhos comunitários, também tem contribuído para os resultados positivos na redução da criminalidade na região.

 

Cadu Orácio, Comunicação  Sejusp

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img