A vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas, Stella Li, afirmou nesta terça-feira (15) que Salvador pode se tornar o “Vale do Silício” brasileiro. A fala veio durante evento com jornalistas da América Latina em Shenzhen, na China. O Olhar Digital foi um dos veículos convidados para conhecer a fábrica e a sede da companhia.
Como a gente já informou anteriormente, a BYD vai instalar uma fábrica em Camaçari, na região metropolitana da capital baiana. A expectativa é de que a inauguração ocorra entre o final de 2024 e o começo de 2025. Ainda não está definido, mas tudo se encaminha para que a companhia chinesa assuma o espaço da antiga fábrica da Ford. Essa será a segunda fábrica da BYD fora da China – a única até agora é na Tailândia.
Na avaliação de Stella Li, o Brasil deve ser um mercado estratégico para a empresa. Além disso, segundo a executiva, o país também tem muito a ganhar com a chegada da greentech
Salvador pode se tornar um Vale do Silício brasileiro (…) O Brasil é um mercado muito importante para gente, é o número 6 da BYD no mundo. A BYD já está no Brasil há mais de 10 anos. O país é importante também pela geografia na América do Sul, já que pode ser uma um centro fabril para outros países perto. (…) No Brasil, as pessoas se preocupam com meio ambiente e eu acho que a eletrificação é uma solução (ambiental) para o Brasil.
Vice-presidente executiva global e CEO da BYD nas Américas, Stella Li.

A fábrica em Camaçari
Em nota, o governo da Bahia disse que o acordo não afetará os 1.500 engenheiros e especialistas que atualmente trabalham na fábrica.
Mais do que atrair um grande fabricante de automóveis, no caso da BYD, a Bahia conquista a vantagem de sediar um empreendimento voltado para a solução tecnológica, já que os veículos elétricos, especialidade da empresa, têm agregado uma série de inovações nos últimos anos e devem continuar evoluindo.
Nota do governo da Bahia.
Os números da BYD
Durante a visita de jornalistas às instalações da empresa em Shenzhen, a BYD informou alguns números bastante relevantes, que mostram com quais “credenciais” a greentech desembarca no Brasil.
BYD como greentech, não apenas montadora
A empresa foi fundada em 1995, mas não como uma montadora. O foco estava na produção de baterias. Anos depois, em 2003, aí sim foi fundada a BYD Auto, subsidiária de automóveis. Então, quando falamos de BYD, falamos mais de uma greentech do que de uma montadora. Há quatro frentes de trabalho principais: eletrônicos, mobilidade elétrica, painéis solares e transporte rodoviário.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários