Apagão’ afetou quase 100 mil pessoas em 17 cidades de MS
Um apagão ocorrido nesta terça-feira (15/8) impactou cerca de 99 mil residentes em 17 municípios de Mato Grosso do Sul. A Energisa, a concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no estado, forneceu essas informações.
A interrupção ocorreu por volta das 7h30 (horário local) e o fornecimento foi totalmente restabelecido até às 7h57. A concessionária relatou que o problema se originou de uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN), o que afetou o abastecimento de energia em várias localidades pelo país.
Por medida de segurança para a operação do sistema elétrico, houve uma interrupção no fornecimento de energia em diferentes regiões do Brasil às 8h31 (horário de Brasília, 7h31 no horário local).
“O reestabelecimento foi gradualmente autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), seguindo os protocolos técnicos e de segurança. Em Mato Grosso do Sul, ocorreu uma interrupção entre as 7h30 e 7h57, afetando 99 mil clientes em 17 cidades”, conforme comunicado da Energisa.
As cidades mais afetadas pelo apagão foram Corumbá, Bodoquena, Itaquirai, Fátima do Sul, Vicentina e Laguna Caarapã. Em contrapartida, Coxim, Aparecida do Taboado, Miranda, Dourados, Caarapó, Rio Negro, Jardim, Rio Brilhante, Eldorado, Ivinhema e Bonito experimentaram problemas parciais.
“É importante destacar que o desligamento das unidades consumidoras é automático, seguindo as diretrizes do ONS. As distribuidoras precisaram aguardar orientações do Operador para restabelecer o sistema de maneira segura. As causas do problema ainda estão sendo investigadas pelo ONS”, conclui a Energisa.
Fonte: Dourados News
Comentários