Sala para vítimas de violência doméstica é inaugurada no 3º Batalhão da PM
Anuncie Aqui
Sala para vítimas de violência doméstica é inaugurada no 3º Batalhão da PM
Na tarde desta terça-feira (15), foi inaugurada uma nova sala de atendimento no 3º Batalhão da Polícia Militar de Dourados, com o intuito de promover o enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres. A ‘sala lilás’ foi implantada por meio do Promuse – Programa Mulher Segura.
Podem solicitar o atendimento do Promuse, mulheres em situação de violência e órgãos da rede de enfrentamento à violência contra mulheres (estadual e municipal: Cras, Creas, Cam/Cram, Ceam, Delegacias de Polícia Civil, Dam/Deam, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, entre outros.
De acordo com a tenente Denise Rosa, a equipe trabalha com o acompanhamento e a fiscalização das medidas protetivas; além disso, o trabalho é focado na capacitação dos policiais para o atendimento de casos de violência doméstica, etc.
Para o tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão, comandante do 3º Batalhão da PM, a sala ampliará o atendimento as vítimas desse crime. Ele cita que a sala foi pensada para que as mulheres se sintam abrigadas, inclusive, há brinquedos para as crianças, visto que muitas comparecem à delegacia com os filhos.
É importante salientar que, em casos de situação de flagrante de violência, a Polícia Militar deve ser acionada por meio do número 190. Para orientação e apoio, o agendamento deve ser feito pelo telefone (67) 99272-1585, e o atendimento será das 12h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.
Ações do Promuse
– Ações e campanhas no âmbito da prevenção primária, em especial, ações educativas voltadas para prevenção à violência doméstica e familiar;
– Ações de prevenção secundária, com foco nas famílias em contexto de violência doméstica e familiar, por meio de policiamento ostensivo, fiscalizações das medidas protetivas e visitas solidárias;
– Articulação com os órgãos que compõem a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, bem como com entidades não-governamentais e sociedade civil.
Agosto Lilás
A inauguração ocorre no “Agosto Lilás”, mês de campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher, instituída por meio da Lei Estadual nº 4.969/2016, com objetivo de intensificar a divulgação da Lei Maria da Penha.
O mês tem o intuito de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher, divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários