Conduzido pelos veteranos Medel, de 36 anos, e Pablo Vegetti, de 34, o Vasco emplacou uma curta sequência de bons resultados e renovou as esperanças do seu torcedor na luta contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
Alinhado a contratação dessa dupla, o Gigante da Colina encaminhou, nesta semana, a chegada de mais um jogador com uma larga bagagem no futebol: o notável francês Dimitri Payet, ídolo do Olympique de Marseille, também de 36 anos.
A chegada deste trio em especial traz à tona a mudança de perfil de contratações do Vasco desde que passou a ser administrado pela SAF. Inicialmente preocupado em garimpar jovens talentos no mercado, o clube passou a enxergar a maturidade como ponto chave para reverter os resultados negativos nas quatro linhas.
Uma avaliação interna, encorpada pela chegada do técnico Ramon Díaz, apontou para a necessidade de um “elenco mais rodado”. Para se ter uma ideia, nesta última janela de transferências (recém-fechada), cinco dos dez jogadores contratados pelo Vasco figuram na faixa etária igual ou superior a dos 30 anos, culminando diretamente no aumento da média de idade do elenco de 22,3 para 25 anos.
A ideia central é aumentar o nível de maturidade do plantel não só no campo de jogo, mas em todas as esferas no clube. O zagueiro Maicon, de 34 anos, é um retrato desta afirmação. Pouco utilizado desde a sua chegada, o jogador é peça importante para os mais jovens no dia a dia do clube.
Não se sabe se essa mudança estrutural será suficiente, mas é notória que a atual estratégia foge do desenho dos últimos descensos, quando o clube apostou suas fichas nos jovens da base e acabou sucumbindo com o que tem de mais valioso.
Fonte: Ogol
Comentários