Um vulcão entrou em erupção no dia 10 de julho na Islândia em uma montanha chamada Litli Hrutur, a mais ou menos 30 km da capital Reykjavik, conforme noticiado pelo Olhar Digital. Nesta quarta-feira (16), o serviço meteorológico Met Office do país declarou que a erupção acabou, após dez dias sem registrar nova atividade.

Fim de um capítulo

O Icelandic Meteorological Office (IMO) ainda divulgou um comunicado afirmando que, após o ocorrido na península de Reykjanes, uma capítulo do vulcanismo chegou ao fim.

Dez dias se passaram desde que a atividade foi medida pela última vez na cratera Litli-Hrutur. Não há mais nenhuma deformação observada na área e a atividade sísmica diminuiu consideravelmente.

Icelandic Meteorological Office

Captura de tela da transmissão ao vivo da erupção em Litli-Hrutur, na Islândia, que criou o mais novo bebê vulcão da Terra (Imagem: RÚV, agência de notícias do governo islandês)

Ponto turístico

Segundo o site Phys.org, milhares de turistas e vulcanologistas visitaram o local para ver o vulcão em erupção.

Aos que não puderam comparecer ao evento presencialmente, a agência de notícia do governo islandês, RÚV, disponibilizou uma transmissão ao vivo.

Relembre o caso do vulcão em erupção na Islândia