A Adobe vem trabalhando em uma IA generativa para criação de imagens há algum tempo e, após incorporá-la ao Photoshop, agora a empresa planeja integrar a ferramenta ao Adobe Express, o editor rápido de imagens que visa concorrer com o popular Canva.

A Firefly, como é chamada a IA, vai permitir a criação de imagens a partir de comandos de texto, e, além disso, também vai adicionar efeitos e auxiliar em tarefas como remoção de fundo, criação de animações simples e mais. A ferramenta reconhece mais de 100 idiomas diferentes para auxiliar usuários do mundo inteiro.

IA no Adobe Express: acesso é gratuito, mas empresa oferece versão paga

O acesso à ferramenta é gratuito: quem acessa o Adobe Express no desktop já pode começar a aproveitar os benefícios da IA para a criação de imagens. Na versão móvel, a Adobe promete a inclusão da ferramenta para “breve”.

A Adobe também oferece planos pagos para o serviço, com adição de novas funções e recursos. No Brasil, as assinaturas custam a partir de R$ 43 por mês.

Adobe Express vai ganhar recursos de IA para auxiliar usuários.
Adobe Express vai ganhar recursos de IA para auxiliar usuários. Imagem: Divulgação/Adobe

A Adobe afirma que o Firefly é treinado apenas com conteúdo de propriedade da Adobe, e, assim, não há riscos de violação de direitos autorais ou outras preocupações éticas que costumam ser relacionadas à essas tecnologias.

Adobe quer posicionar o Express como um concorrente ao Canva

Com a inclusão de IA no Express, a Adobe visa posicionar a ferramenta como uma alternativa ao Canva, que, por sua vez, já se aproveita de recursos de inteligência artificial desde 2019, quando começou a oferecer uma ferramenta para remoção do fundo das imagens.

Em comparação ao Photoshop, o Adobe Express é consideravelmente mais simples e voltado para criações rápidas para redes sociais e também para vídeos do YouTube.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!