Com a pista faltando apenas 15% para conclusão, a previsão é que o aeroporto esteja operacional somente em 2024
Anuncie Aqui
Aeroporto Regional de Dourados deve operar somente em 2024, aponta previsão
Após mais de 27 meses de paralisação para obras de ampliação e reforma da pista, a expectativa de reabertura do Aeroporto Regional Francisco Pereira de Matos em 2023 parece improvável, mesmo estando em sua fase final com apenas 15% restantes para conclusão.
Durante uma coletiva realizada nesta quarta-feira (16/8), o Coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, do 9° Batalhão de Engenharia e Construção, revelou que o prazo estipulado para a entrega da pista de pouso e decolagem é até 31 de dezembro deste ano.
Contudo, o retorno das operações aéreas no aeroporto de Dourados em 2023 é incerto devido aos procedimentos burocráticos necessários para a homologação. Esse processo envolve a prefeitura da cidade, a Anac (Agência Nacional de Aviação) e o Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo).
O trâmite burocrático pode se estender por até 90 dias, sendo que a Anac é responsável por testar a pista, além da participação da equipe do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo), responsável pelo controle da circulação aérea.
O Coronel ressaltou que a homologação não depende necessariamente da conclusão integral das obras. A parte de homologação pode começar antes da finalização completa da pista, mesmo antes de atingir os 100%, explicou durante um evento organizado pela Aced (Associação Comercial e Empresarial de Dourados).
Nos próximos meses, a 9ª Companhia tem como objetivo concluir tarefas como a hidro-semeadura de faixa de pista e reforço na pista, que envolve uma camada de asfalto, além de realizar ajustes na parte elétrica.
Outros trabalhos externos, que não interferem na possibilidade de solicitar a homologação para o retorno das operações do Aeroporto Regional de Dourados, continuarão em andamento simultaneamente com esses procedimentos legais.
FOTO INTERNA – Coronel Carlos Alexandre Bastos Vasconcellos, do 9° Batalhão de Engenharia e Construção – (Crédito: Fabiana Oliveira/Dourados)

Fonte: Dourados News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários