A noite de Copa do Brasil é também de um clássico estadual. Nesta quarta-feira (16), São Paulo e Corinthians se enfrentam na partida de volta das semifinais, no Morumbi, em duelo classificado por Jonathan Calleri como o “jogo da década”.
“Fazer o jogo que acho que é o mais importante dos últimos dez anos do clube, contra o Corinthians, aqui no Morumbi. Lotar o Morumbi e tentar chegar à final da Copa do Brasil, que é nosso sonho e do torcedor”, disse o argentino.
Para o Tricolor Paulista, chegar à final da copa representaria a chance de obter o troféu que falta à equipe são-paulina. Finalista em 2000, o São Paulo foi derrotado pelo Cruzeiro na única vez que atingiu essa fase.
Nesse período referido por Calleri, o São Paulo esteve longe dos dias de glória. O último título de maior dimensão foi a Copa Sul-Americana, em 2012, quando contava com Lucas Moura, de volta à equipe neste ano.
De lá para cá, o tricolor chegou a uma semifinal de Libertadores, em 2016, esta com Calleri no plantel, e a final da Sula no ano passado. Na Copa do Brasil, o São Paulo bateu na trave em três oportunidades e parou nas semis em 2015, 2020 e 2022.
Contra o retrospecto
Se quiser chegar a mais uma final de Copa do Brasil, os são-paulinos terão de superar o histórico de reveses contra o Corinthians em disputas de mata-mata.
Em competições nacionais, o Timão leva total vantagem nas oportunidades em que os rivais se encontraram. Em 1990, na final do Campeonato Brasileiro, o alvinegro conquistou seu primeiro título na competição. Em 1999, a história se repetiu nas semifinais do Brasileirão, enquanto em 2002 o Corinthians avançou à final da Copa do Brasil e levantou o troféu do Rio-São Paulo.
Nesta quarta-feira, o São Paulo precisa de um resultado que não consegue há cinco anos contra o Corinthians. Em 2018, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time do Morumbi venceu por 3 a 1, com dois gols do lateral Reinaldo.
Outra barreira para o Tricolor Paulista é mais recente, mas também importante. O São Paulo não vence o Corinthians há cinco jogos, todos eles equilibrados, mas com triunfo do alvinegro.
No “jogo da década”, o São Paulo tem mais uma oportunidade de tentar colocar um ponto final em uma das décadas mais difíceis da história do clube. Ao menos em termos de conquistas.
Fonte: Ogol
Comentários