Elon Musk é conhecido por suas metas ambiciosas e seu comportamento impulsivo. Por mais de uma vez, o bilionário CEO da Tesla e SpaceX, e proprietário da X Corp (antigo Twitter), já fez promessas que não pôde cumprir.

O executivo estende sua filosofia de trabalho à cultura institucional da montadora, incentivando os funcionários a serem “super hardcore” ou “ultra hardcore”, como eles próprios relataram. No entanto, isso não é nada agradável ou saudável para muitos deles.

Filosofia de Elon Musk

Elon Musk implementou sua filosofia de trabalho no Twitter – e os funcionários não gostaram muito (Imagem: kovop/Shutterstock)

Cultura de trabalho da Tesla

Se você já se perguntou como é trabalhar na inovadora Tesla, os funcionários contaram a experiência no segundo episódio do podcast Land of the Giants: The Tesla Shock Wave.

Segundo o engenheiro-chefe da suspensão do Model S, Huibert Mees, ele se tornou consumido pelo trabalho.

Você trabalhava horas e eram fins de semana, eram 8, 9, 10 da noite todas as noites.

Huibert Mees

Mees reconhece que a Tesla só é tão inovadora e agressiva comercialmente como é hoje por conta da agressividade também na cultura de trabalho. De acordo com ele, tudo era muito recompensador no começo, porque ele sentia que estava criando algo que revolucionaria todo um setor.

Os trabalhadores ainda relataram como houve comentários racistas e sexistas no dia a dia de trabalho e, apesar da Tesla negar, vários processos foram abertos.

Melvin Berry, que trabalhou como supervisor na Tesla de 2015 a 2016, foi um deles.

Meu supervisor me chamou de palavrões bem na frente de outros colegas de trabalho. (…) Tive que ter certeza de que ouvi o que ouvi.

Melvin Berry

Fachada de fábrica da Tesla
Talvez você não queira trabalhar na Tesla (Imagem: Reprodução/Bloomberg)

Abusos trabalhistas na gestão Elon Musk