A Yakbike é um triciclo que chama atenção por utilizar motor elétrico com objetivo de carregar carga pesada na parte traseira. O sistema de baterias é forte o suficiente para permitir as entregas acontecendo em um alcance de até 150 quilômetros, com velocidade máxima de 25 km/h.

O que você precisa saber:

A gente conversa bastante sobre bicicleta elétrica voltada para quem quer dar um passeio, ou coloca no carro para finalizar o percurso até o trabalho sem ele, deixando em um estacionamento mais distante e barato. Pois bem, a Yakbike adiciona uma roda extra e o conjunto é focado no transporte de carga e promete auxílio na pedalada de quem precisa carregar um pallet enorme, sem muito esforço nas pernas.

Segundo o Gizmochina, o triciclo elétrico utiliza um motor movido com ajuda de bateria e ele tem torque para cerca de 17 kgfm, alimentado por uma ou duas baterias de 5,2 kWh cada e quando somadas podem oferecer até 150 quilômetros de autonomia com uma só carga. A capacidade de oferecer força para a pedalada por mais tempo é reforçada por um sistema de freio regenerativo, como nos carros elétricos.

Triciclo elétrico tem freio regenerativo para bateria

Triciclo elétrico (Imagem: divulgação/Yakbike)
Triciclo elétrico (Imagem: divulgação/Yakbike)

Ele utiliza o próprio motor para desacelerar o triciclo, gerando carga neste processo e recompondo parte dos elétrons utilizados pela bateria. Como comparação, este tipo de freio responde por 40% de toda a energia utilizada durante uma prova de Formula E, a Fórmula 1 com carros totalmente elétricos.

Como o apoio do triciclo fica nas duas rodas traseiras, ele permite que a parte dianteira vire para os lados sem tombar a carga, facilitando as manobras e curvas mais fechadas. Todo o sistema pesa cerca de 70 quilos e a Yakbike promete carregar até 350 quilos de carga com velocidade máxima de 25 km/h.

Os preços não são baratos, começando por 9.990 Francos suíços para a parte traseira parecida com uma picape. Em conversão direta temos perto de R$ 56,5 mil e esse preço muda de acordo com o tipo de apoio traseiro para carga, que pode ser maior e para outros objetivos.