Ucrânia desafia alertas russos e autoriza navio de carga a deixar porto de Odessa
Em meio às tensões, um navio de carga comercial parte do porto de Odessa, contrariando alertas russos
Nesta quarta-feira (16), a Ucrânia anuncia que o navio “Joseph Schulte” deixou o porto de Odessa através de um novo corredor marítimo. O ministro ucraniano de Infraestruturas, Oleksandr Kubrakov, afirma que o porta-contêineres segue um corredor temporário para navios civis, direcionando-se ao porto turco de Ambarli.
Alertas russos e tensões
A Rússia havia ameaçado afundar navios que deixassem o porto após abandonar o acordo de exportação de grãos ucranianos. Em 10 de agosto, a Ucrânia anunciou a abertura de corredores temporários no Mar Negro para permitir o trânsito dos navios de grãos. Um navio de guerra russo disparou tiros de advertência contra um cargueiro que se dirigia para Izmail.
O navio parte apesar de ataques
Apesar de um bombardeio noturno em depósitos de grãos no Danúbio, a Ucrânia afirma que o navio “Joseph Schulte”, com bandeira de Hong Kong, navega pelo Mar Negro. O governador regional de Odessa, Oleg Kiper, anuncia que depósitos de grãos foram danificados devido a ataques inimigos.
Desenvolvimentos no campo de batalha
A Ucrânia reporta a libertação de uma localidade na frente sul, parte de sua contraofensiva para recuperar territórios ocupados pela Rússia. O território fronteiriço russo enfrenta ataques ucranianos. A Rússia alega que as tropas ucranianas estão sem recursos e que sua contraofensiva fracassou, enquanto a Ucrânia insiste que avança metodicamente.
Desafios econômicos russos
Além das tensões militares, a Rússia enfrenta desafios econômicos com sua moeda desvalorizando e o comércio externo em queda. O Banco Central russo aumentou a taxa básica de juros em resposta às dificuldades econômicas. As tensões entre os dois países continuam em meio a incertezas e desafios.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários