A primeira temporada de RuPaul’s Drag Race estreou em 2009 nos Estados Unidos e, desde então, o reality show produzido pela World of Wonder vem ganhando popularidade ao redor do mundo – e, claro, o Brasil não fica de fora!
RuPaul Charles, uma das drag queens mais famosas da atualidade, é o apresentador e criador do programa. Em cada temporada, ele orienta e julga as drag queens participantes, enquanto elas competem em uma variedade de desafios, todas com o objetivo de se tornarem a próxima “DragSuperstar”.
RuPaul’s Drag Race: onde assistir e quem participa do reality show no Brasil
A essência do programa é que, a cada temporada, um grupo diferente de drag queens disputa a coroa, o título de DragSuperstar, e um prêmio em dinheiro cada vez maior. Cada episódio tem um mini-desafio, que concede algum tipo de vantagem no jogo – e muitas vezes prêmios em dinheiro -, um desafio principal, um tema para a passarela, e uma eliminação.
Os desafios variam desde a criação de roupas com materiais aleatórios – lixo, objetos de plástico e, às vezes, tecido de verdade – até apresentações musicais ou de atuação, stand up, imitações de personalidades famosas, e a transformação de membros do público ou da equipe em drag queens.
Ao final do episódio as queens são julgadas pela mesa de jurados, e aquelas não se saíram tão bem nos desafios fazem um lip sync – sincronia labial como a utilizada em playbacks-, e RuPaul decide quem fica e quem deve sair do programa.
Enquanto a competição acontece e as participantes interagem umas com as outras, os momentos de dramas, confissões, sabotagens, traições, colapsos nervosos, flertes – e criação de vínculos com base nos traumas vividos pela comunidade LGBTQIAPN+ -, funcionam como uma maneira de aproximar o público das queens.
RuPaul’s Drag Race: Brasil
São 15 temporadas de RuPaul ‘s Drag Race nos EUA, e rumores de que a 16ª já está sendo produzida começaram a tomar as redes sociais – com direito a especulação de participantes. Mas a franquia vai muito além disso.
O primeiro spinoff apresentado pela WoW, RuPaul’s Drag Race All Stars, foi ao ar em 2012 e já acumulou 8 temporadas desde então. Essa série tem uma dinâmica de jogo completamente diferente, onde as queens que não venceram o reality original competem por uma segunda chance de ganhar a coroa e defender seu legado.
Como mencionado, a franquia Drag Race está dominando o mundo todo, e já são muitos os países com suas próprias versões do reality. Embora RuPaul não seja o apresentador do programa como nos EUA, Reino Unido e Austrália/Nova Zelândia, países como Canadá, Tailândia, Alemanha, França, Itália, México, Filipinas, Espanha e Países Baixos – entre outros – já exibiram pelo menos uma temporada da competição, que finalmente chegou no Brasil.
A personalidade escolhida para apresentar a versão brasileira é a vencedora da primeira temporada de Queens of The Universe – outra série da franquia. Com 28 anos de idade, Grag Queen é a apresentadora mais nova de Drag Race ao redor do mundo. A bancada de jurados também conta com o estilista Dudu Bertholini e a humorista Bruna Braga.
Drag Race Brasil: participantes
Como é de se esperar em qualquer temporada de Drag Race, há uma enorme variedade de talentos no elenco – são doze drag queens vindas de diversos estados brasileiros – então, sem mais delongas, conheça o Drag Race Brasil: quem participa e onde assistir.
Aquarela, 26 anos (MG)
Rubi Ocean, 30 anos (DF)
Tristan Soledade, 34 anos (PA)
Hellena Malditta, 23 anos (BA)
Shannon Skarllet, 25 anos (RJ)
Miranda Lebrão, 34 anos (RJ)
Betina Polaroid, 46 anos (RJ)
Diva More, 42 anos (RJ)
Organzza, 31 anos (RJ)
Dallas Devil (SP)
Melusine Sparkle, 27 anos (SP)
Naza, 22 anos (SP)
Drag Race Brasil: onde assistir
Para conhecer melhor todas as participantes da temporada, assista à estreia do Drag Race Brasil, que acontece dia 30 de agosto na MTV (às 21h via TV por assinatura) ou no Paramount+, com novos episódios lançados todas às quartas-feiras. Que vença a melhor drag queen!
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários