Sexta-feira, Novembro 15, 2024
spot_img
InícioESPORTESGrande vendedor da janela, RB Leipzig se reconstrói e aposta em joias...

Grande vendedor da janela, RB Leipzig se reconstrói e aposta em joias para incomodar

spot_img

O RB Leipzig se despediu de seus três melhores jogadores na janela de transferências do verão europeu. Se isso poderia significar um grande golpe, a diretoria do clube respondeu com um mercado dos mais interessantes.

Em 2022/23, o Leipzig realizou uma de suas temporadas mais sólidas desde que chegou à elite na Alemanha. Terceiro colocado na Bundesliga, a equipe faturou o bicampeonato da Copa da Alemanha, foi vice da Supercopa, diante do Bayern, e caiu nas oitavas da Liga dos Campeões em massacre histórico diante do Manchester City, com direito a cinco gols de Erling Haaland. Apesar disso, o bom desempenho geral, é claro, não passou despercebido pelo poderio dos gigantes da bola.

Baixa$ de peso

Na defesa, Josko Gvardiol, de apenas 21 anos, faz início de carreira meteórico. Revelado no Dinamo de Zagreb, o croata chegou ao RB Leipzig há duas temporadas e, rapidamente, se transformou em um dos maiores defensores do mundo. Pilar tanto de sua equipe quanto da seleção na última Copa do Mundo, Gvardiol se tornou também o zagueiro mais caro do mundo ao ser vendido para… o Manchester City! O time inglês abriu os cofres e adquiriu o jogador por 90 milhões de euros (cerca de R$ 485 milhões).

Já no meio-campo, outra joia descoberta pelo RB Leipzig rumou à Inglaterra mas, desta vez, para o Liverpool. O meia armador Dominik Szoboszlai, de 22 anos, totalizou 91 partidas pelo Leipzig em duas temporadas e com contribuição inestimável. Foram 20 gols e 21 assistências no período e mais 70 milhões na conta do time alemão.

O destino de Nkunku foi o Chelsea, que completou a trinca inglesa que levou os talentos do Leipzig embora. Os Blues pagara 60 milhões de euros pelos seus direitos econômicos, mas o início de trajetória pela equipe de Londres começou com um percalço. Com uma lesão no joelho em amistoso preparatório, o francês de 26 anos vai ficar até quatro meses fora dos gramados.

A resposta do Leipzig

Com 220 milhões de euros nos cofres (quase R$ 1,3 bilhão), o RB Leipzig foi às compras em transferências em definitivo, mas também com um olhar para boas oportunidades de mercado. 

A contratação mais cara para a temporada 2023/24 foi de um atacante. Com ótimas temporadas em sequência, o belga Lois Openda marcou 45 gols e distribuiu seis assistências com as camisas de Vitesse, da Holanda, e Lens, vice-campeão na França.  O jogador esteve na última Copa do Mundo, e veio para ser o substituto de Nkunku. A transferência de 43 milhões de euros é a mais cara da história do Leipzig.

Ainda na frente, o RB Leipzig já tinha acertado a contratação da joia Benjamin Sesko há um ano. O atacante de 20 anos, que pertencia RB Salzburg, também era alvo do Manchester United mas optou pela “promoção” ao Leipzig. Nas últimas três temporadas na Áustria, a promessa balançou as redes 50 vezes e distribuiu 10 assistências. Ele custou 20 milhões de euros.

Para o meio-campo, o Leipzig trouxe dois jogadores que atuam na faixa central. Nicolas Seiwald foi mais um atleta a dar o salto vindo do Salzburg e a outra chegada é de Christoph Baumgartner, destaque do Hoffenheim. O jogador da seleção austríaca anotou pelo menos sete gols nas últimas quatro temporadas.

Depois de tirar Szoboszlai do RB Leipzig, o Liverpool cedeu uma promessa em busca de minutos ao time alemão. O talentoso ponta luso Fábio Carvalho disputou 21 partidas na última temporada e anotou três gols. Entretanto, em 13 desses jogos ele saiu do banco de reservas. Para repor a saída de Gvardiol, os alemães adquiriram dois atletas. Foram 15 milhões de euros ao PSG pelo promissor zagueiro El Chadaille Bitshiabu, de apenas 18 anos, e 34 milhões de euros por Castello Lukeba, joia do Lyon. Ambos são considerados revelações do setor de defesa.

O comandante

O RB Leipzig apostou na continuidade do comando técnico para 2023/24. Na última temporada, o retrospecto de Marco Rose foi de 28 vitórias, cinco empates e oito derrotas em um aproveitamento de 72,3 %. 

Recentemente, o técnico de 46 anos acertou renovação até junho de 2025 e vai dar continuidade às suas ideias no comando do terceiro colocado  na última Bundesliga.

Assim como já havia demonstrado no Borussia Dortmund, Rose prioriza em sua filosofia de jogo um estilo de pressão alta no campo de jogo. Com a bola, o jogo é direto, vertical, e tenta chegar rapidamente em transição para encontrar brechas nas defesas rivais. Além disso, como o DNA do RB Leipzig pede, Marco Rose também sabe desenvolver jovens talentos. 

Depois do 11º troféu consecutivo do Bayern de Munique na Bundesliga, só resta aos adversários sonharem. Com um elenco cheio de jovens em busca de saltos ainda maiores na carreira, o RB Leipzig pode ser um desses times.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img