Os cinemas da China continental presenciaram um feito histórico este ano: um novo recorde de bilheteria foi estabelecido quase sem a ajuda de Hollywood, com a maioria dos filmes em cartaz sendo produções locais. Apesar do país ter recorrido às obras hollywoodianas no retorno da pandemia, a adesão a esse tipo de filme caiu em 2023 e sucessos nacional superaram blockbusters como “Barbie”.

Bilheteria na China

De acordo com dados da agência de ingressos Maoyan Entertainment, a porção continental da China atingiu um recorde no verão cinematográfico no país, período que compreende desde o início de junho até o final de agosto.

O recorde anterior foi estabelecido nesse mesmo período em 2018, arrecadando 17,8 bilhões de yuan chineses, a moeda nacional. O valor é equivalente a mais de R$ 12 bilhões ou cerca de US$ 2,4 bilhões.

O número foi superado nesta quinta-feira (17).

Segundo outra provedora de dados, Artisan Gateway, à Variety, a bilheteria no país em 2023 atingiu US$ 5,51 bilhões. A empresa afirmou que o valor está 72% à frente do que marcou no ano passado e apenas 6% atrás de 2019.

Cinemas chineses cada vez menos dependem de obras importadas para atrair público (Foto: Reprodução)

Cenário do cinema na China

Poster do filme No More Bets
No More Bets, filme chinês, superou Barbie na bilheteria nacional (Foto: Reprodução)

Bilheteria com filmes locais

Alguns dos filmes produzidos localmente (isso inclui alguma etapa da cadeia de produção, mas não necessariamente ela inteira) foram “Lost in the Stars” (drama de mistério), “No More Bets” (crime-ação), “Creation of the Gods I: Kingdom of Storms” (fantasia histórica), “One and Only” (drama juvenil de dança), “Chang An” (animação), “Never Say Never” (drama de artes marciais) e “Meg 2: The Trench” (aventura de ação em inglês).

Este último é considerado um título local na China por ser uma coprodução da Warner Bros. com a chinesa CMC Pictures.

Alguns dos filmes em cartaz, como “No More Bets”, inclusive superaram sucessos como “Barbie” na bilheteria nacional.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!