Sexta-feira, Novembro 22, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESSegundo o Inmet, Dourados está sob alerta de baixa umidade semelhante ao...

Segundo o Inmet, Dourados está sob alerta de baixa umidade semelhante ao de regiões desérticas, além de ventos que podem atingir até 100km/h

spot_img

Alerta meteorológico em Dourados: baixa umidade e ventos intensos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de grau de severidade ‘perigo’ para Dourados. O primeiro alerta é referente à baixa umidade relativa do ar, que terá início às 12h de hoje (17/8) e se estenderá até às 17h. Já o segundo alerta, programado para sexta-feira (18/8), aborda a possibilidade de vendavais com ventos que podem atingir até 100 km/h, começando às 10h e terminando no mesmo horário do dia seguinte.

Quinta-feira seca

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Ceptec) indica um dia seco para quinta-feira, com a temperatura máxima alcançando 32ºC ao longo do dia. Para amanhã, existe a chance de chuvas durante o período noturno.

Baixa umidade preocupante

O Inmet destaca que grande parte de Mato Grosso do Sul, incluindo Dourados, encontra-se em alerta de baixa umidade durante esta tarde. A umidade relativa do ar pode variar entre 20% e 12%, níveis considerados equivalentes a um ambiente de ‘deserto’. Isso traz riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como desconforto nos olhos, boca e nariz.

Em tais condições, é recomendado aumentar a ingestão de líquidos e evitar atividades físicas sob o sol escaldante.

Vendavais em perspectiva

O alerta para vendavais, que começa amanhã, prevê ventos fortes que podem atingir velocidades de até 100 km/h. Isso pode acarretar quedas de árvores, destelhamento de casas e danos em construções e plantações.

A orientação é evitar ficar sob árvores devido ao risco de queda e também não se aproximar de torres de transmissão ou placas de propaganda.

Em situações de emergência, os contatos da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis.

À esquerda, mapa de alerta de vendaval válido para amanhã e ao lado, de baixa umidade relativa do ar que ocorre nesta tarde – Foto: Inmet

Fonte: Dourados News

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img