Vazaram as primeiras imagens do que pode ser o primeiro console portátil em forma de PC gamer da Lenovo: o Legion Go. Pelo que podemos ver, o produto seguirá mais ou menos a mesma ideia de outros concorrentes como o Asus ROG Ally e Valve Steam Deck, mas com os controles destacáveis exatamente como no Nintendo Switch.

O que você precisa saber:

Parece que a cada mês que passa, mais uma empresa entra no ramo de console portátil ao utilizar uma arquitetura nova da AMD para APU potente e que sabe economizar energia. A Asus fez isso recentemente e trouxe o ROG Ally para o Brasil, a Valve criou antes e não veio para cá, mas a Lenovo é o novo nome.

Suposto Lenovo Legion Go (Imagem: reprodução/WindowsReport)
Suposto Lenovo Legion Go (Imagem: reprodução/WindowsReport)

As imagens vazadas desta vez foram publicadas pelo site Windows Report e elas revelam o que é o básico para este tipo de produto. O primeiro ponto é o alinhamento de controles nas bordas de uma tela grande no centro, sendo o lado esquerdo com o joystick mais para cima e o direito com ele voltado para baixo.

Uma diferença crucial para os concorrentes Steam Deck da Valve e o ROG Ally da Asus é a presença de controles laterais destacáveis, exatamente como o Nintendo Switch opera. No caso do console japonês da Big N, a ideia é deixar a tela mais distante enquanto você segura os Joy-Cons um em cada mão, ou então duas pessoas jogam o mesmo game com cada uma tendo um.

Legion Go roda Windows 11 e nem tenta ser fino

Suposto Lenovo Legion Go (Imagem: reprodução/WindowsReport)
Suposto Lenovo Legion Go (Imagem: reprodução/WindowsReport)

Outra semelhança com o Nintendo Switch para o Lenovo Legion Go é o apoio traseiro, praticamente o mesmo utilizado pelo console híbrido na versão OLED para ficar firme na mesa. Para não dizer que este rumor é praticamente uma cópia, o controle da direita mostra o que pode ser um touchpad, adicionando mais uma opção de comando para o game.

O site responsável pelo vazamento também aponta outros detalhes sobre o Legion Go, como a presença do Windows 11, tela central sensível ao toque e com oito polegadas e espessura maior que os concorrentes. Com isso o console portátil da Lenovo pode ser mais pesado também, mas ao menos deve entregar tempo de bateria maior ou então melhorias no sistema de resfriamento da APU da AMD.