A preocupação com o impacto da inteligência artificial generativa nas próximas eleições não é infundada e a popularização das deepfakes é uma prova disso. Agora, a Mandiant, uma empresa norte-americana de segurança cibernética que pertence ao Google, revelou nesta quinta-feira (17) que contabilizou um aumento no uso da IA para realizar campanhas de manipulação de informação online nos últimos anos. A maior parte dessas campanhas falsas têm motivação política.
IA para manipular campanhas políticas
Impacto limitado, por enquanto
Segundo Sandra Joyce, vice-presidente da Mandiant Intelligence, o impacto do uso da IA de forma maliciosa em campanhas de cunho político ainda está limitado.
Do ponto de vista da eficácia, não há muitas vitórias. Eles realmente não mudaram o curso do cenário de ameaças ainda.
Sandra Joyce
Isso porque, de acordo com ela, ainda não houve nenhuma ação prática que tenha sido causada por consequências da IA.
No entanto, ainda está cedo para dizer que essa influência nunca se transformará em algo prático. “Podemos estar muito confiantes de que esse será um problema que se agravará com o tempo”, acrescentou.
IA nas eleições
Fonte: Olhar Digital
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