O Centro Nacional de Contra-Inteligência e Segurança (NCSC, na sigla em inglês), o Departamento Federal de Investigação (FBI) e as Forças Aéreas dos Estados Unidos emitiram um novo comunicado às empresas americanas nesta sexta-feira (18), informando sobre uma campanha de espionagem de países estrangeiros que visa roubar pesquisas e segredos comerciais.

As entidades de inteligência estrangeiras reconhecem a importância da indústria espacial comercial para a economia e a segurança nacional dos EUA, incluindo a crescente dependência da infraestrutura crítica de ativos baseados no espaço.

Eles veem a inovação e os ativos relacionados ao espaço dos EUA como ameaças em potencial, bem como oportunidades valiosas para adquirir tecnologias e conhecimentos vitais.

Documento de alerta da NCSC, FBI e Forças Aéreas.

O boletim de duas páginas diz que entidades estrangeiras não especificadas estão usando ataques cibernéticos e técnicas, informa a Reuters. Rússia e China são mencionados como ameaças em potencial.

Prevemos ameaças crescentes a este setor florescente da economia dos EUA. China e Rússia estão entre as principais ameaças de inteligência estrangeira à indústria espacial dos EUA.

Documento de alerta da NCSC, FBI e Forças Aéreas.

Segundo as autoridades, dados e propriedade intelectual das empresas espaciais podem estar em risco através de tentativas de invasão de redes de computadores e agentes infiltrados.

Os órgãos alertam as empresas para se atentarem a solicitações de visitas em suas instalações e tentativas de coleta de informações confidenciais. Em caso de “incidentes peculiares” o documento orienta as empresas a entrarem em contato com o FBI ou as Forças Aéreas.

Como ressalta o New York Times, investigações recentes do FBI e coletas de informações sobre planos de inteligência de estrangeiros, deixaram as autoridades americanas preocupadas com o interesse de países como China e Rússia nas empresas inovadoras da indústria espacial norte-americana, como SpaceX e Blue Origin.