Aos poucos o Google Maps vai deixar de mostrar postos de gasolina para quem utiliza o serviço de mapas em um carro elétrico. A novidade vale tanto para quem conecta o celular e abre a plataforma com base no Android Auto, como para donos de veículos com o sistema operacional instalado na própria central multimídia, como é o caso da Volvo.

O que você precisa saber:

Se você precisar buscar um posto de gasolina, pode abrir o Google Maps em qualquer lugar onde ele funciona e colocar “posto de gasolina” na busca, ou então “posto de combustível”. Pois bem, quem tem carro totalmente elétrico não precisa dessa informação, mesmo quando ela aparece sem a pesquisa feita.

Neste segundo caso os pontos para inserir combustível são marcados como locais de interesse para carros, como o Google Maps já faz com estacionamentos no momento em que você se aproxima do destino traçado. A partir de agora, se o carro utilizado com o serviço de mapas é elétrico, ele deixará de exibir os postos convencionais.

Além disso, o Google contou aoThe Verge que um atalho para buscar pontos de recarga para carro elétrico começou a aparecer como sugestão logo quando o usuário toca na barra de busca, para inserir onde deseja ir.

Neste momento você consegue buscar por pontos de recarga para carros elétricos, mesmo no Brasil, ao digitar algo como “estação de carregamento” no Google Maps. Lá é possível ver quais estão em uso (recurso que depende da empresa responsável pelo equipamento) e até pode listar quais deles são rápidos, com mais de 50 kW.

Também é possível cadastrar o carro elétrico do dono do veículo, para que a busca retorne apenas os pontos com plugue compatível.