As fabricantes chinesas de veículos elétricos, que ultrapassaram as rivais estrangeiras nas classificações de vendas em seu país, estão agora chegando à Europa e enfrentando um novo conjunto de desafios.

Estereótipos em relação à manufatura chinesa, custos de importação e um mercado de veículos elétricos menos desenvolvido são apenas algumas das questões que as marcas chinesas, como BYD, Nio e a MG da SAIC, terão que superar para prosperar na Europa.

Começo promissor

Não é tão fácil para nossas fabricantes de automóveis se globalizarem. Devemos prestar atenção aos riscos… atualmente, as empresas podem estar sobrecarregadas, entrando em cada região sem um foco claro.

Chen Shihua

Custos adicionais no mercado europeu

Um sinal de suas ambições é o Congresso Mundial de Veículos de Energia Nova das fabricantes chinesas de VEs, que acontecerá em Munique em setembro deste ano como parte da feira automotiva IAA da Alemanha, sendo a primeira vez que a conferência será realizada no exterior.

A carta na manga delas é o preço. O preço médio de um veículo elétrico na China foi inferior a 32.000 euros (cerca de R$ 172 mil) no primeiro semestre de 2022, em comparação com cerca de 56.000 euros (R$ 302 mil) na Europa, de acordo com pesquisadores da Jato Dynamics.

Mas as marcas chinesas provavelmente terão dificuldades em vender carros na Europa tão baratos quanto em seu próprio país. Logística, impostos de venda, tarifas de importação e o cumprimento das exigências de certificação europeias acrescentam custos, disse Spiros Fotinos, CEO para a Europa da marca chinesa Zeekr, de propriedade da Geely.

A MG — a marca chinesa mais vendida na Europa — afirmou que seu maior desafio era levar os carros da China para os pontos de distribuição europeus através de portos saturados, com longos prazos de entrega.

Preferências europeias, como baterias grandes para viagens mais longas, também podem adicionar custos, disse Alexander Klose, chefe no exterior da startup chinesa de elétricos, Aiways.

Rompimento da desconfiança do consumidor

O único modo de contornar (o estereótipo) é abraçar a competição.

Alexander Klose da Aiways

Spiros Fotinos, da Zeekr, disse que buscaria conquistar a confiança do consumidor por meio de test drives e showrooms onde os compradores europeus pudessem avaliar a qualidade de seus veículos elétricos em primeira mão.

Ao entrarem em contato com o produto… comparado a um produto europeu comparável ao qual eles estariam acostumados, a qualidade e as especificações são muito mais altas. Isso os surpreende.

Spiros Fotinos

A fabricante estatal chinesa GAC, a terceira maior vendedora de EVs na China, abriu um escritório de design em Milão para compreender as preferências dos consumidores antes de partir para as vendas.