A Índia está prestes a fazer história com a sonda Chandrayaan-3, que deverá pousar na lua nos próximos dias. A Chandrayaan-3 entrou na órbita lunar no dia 5 de agosto, e se separou do seu módulo de propulsão na última quinta-feira (17).
Programada para tentar aterrissar na lua entre os dias 23 e 24 de agosto, a sonda tem capturado imagens desde o seu lançamento, e a Organização de Pesquisa Espacial Indiana (ISRO) compartilhou algumas delas em um vídeo publicado no antigo Twitter.
“Vista da Câmera-1 do Lander Imager (LI) em 17 de agosto de 2023 logo após a separação do Módulo Lander do Módulo de Propulsão”, descreveu o OSRO. Confira:
Chandrayaan-3 Mission:
View from the Lander Imager (LI) Camera-1
on August 17, 2023
just after the separation of the Lander Module from the Propulsion Module #Chandrayaan_3#Ch3pic.twitter.com/abPIyEn1Ad— ISRO (@isro) August 18, 2023
Trajetória da Chandrayaan-3
A Chandrayaan-3 indiana não é a única com esse foco. A Rússia lançou a Luna-25, que também está programada para pousar perto do pólo sul nos próximos dias, estimada em 21 de agosto, destaca o Space.
O projeto da Índia tem um orçamento de 6 bilhões de rúpias (cerca de US$ 72 milhões, ou R$ 358 milhões na conversão atual).
Após a aterrissagem, a sonda deverá explorar os arredores por um dia lunar (aproximadamente 14 dias terrestres). Nesse período, ela vai coletar dados regionais de ser apagada pela noite lunar.
Fonte: Olhar Digital
Comentários