O Tumblr parece ser mais um serviço que quer roubar usuários do antigo Twitter (atualmente conhecido como X): uma nova interface gráfica, que começou a ser liberada para usuários na versão web, lembra bastante a rede social de Elon Musk.

O novo Tumblr vinha sendo testado há algumas semanas, mas agora ele está sendo disponibilizado para o público geral. A mudança visual na página inicial da plataforma posiciona alguns elementos de maneira bastante parecida com o Twitter: uma barra de navegação é encontrada na esquerda da tela, e até o botão para criar uma nova postagem agora está no mesmo lugar do X.

Segundo o Tumblr, as mudanças foram feitas para facilitar o entendimento de como a plataforma funciona e, assim, atrair e manter novos usuários. A ideia é explicar melhor cada funcionalidade do serviço, seja para usuários novos, ou mesmo para antigos.

Animação mostra a mudança no posicionamento dos elementos da interface gráfica do Tumblr
Animação mostra a mudança no posicionamento dos elementos da interface gráfica do Tumblr. Imagem: Divulgação/Tumblr

“Quando adicionávamos algo novo ao Tumblr no passado, nós simplesmente colocávamos um novo ícone sem nenhuma explicação”, diz um post no blog oficial da plataforma. “Mas ninguém gosta de pressionar um botão sem saber o que ele faz. Então agora, quando há espaço, a navegação pelo Tumblr inclui algumas categorizações em texto.” Com uma breve descrição da funcionalidade, o Tumblr planeja atrair usuários a conhecerem mais das possibilidades oferecidas dentro da plataforma.

Tumblr também quer conquistar espaço do Twitter

Desde que Elon Musk assumiu o comando do Twitter, no fim do ano passado, diversos usuários passaram a buscar novas plataformas para substituir a rede social. E o Tumblr foi um dos sites que atraíram esses suários.

Em novembro de 2022, a plataforma registrou um crescimento de 58% nos downloads do app para iOS e 57% no Android.

Esse foi um dos fatores que motivou o novo design: ao transformar o serviço em algo mais parecido com o Twitter, a ideia é que usuários descontentes com as ações de Elon Musk encontrem no Tumblr um lugar para compartilhar e consumir conteúdo na web.

Também há uma motivação financeira: de acordo com Matt Mullenweg, CEO da empresa, a plataforma gasta US$ 30 milhões a mais do que arrecada a cada ano. Atrair novos usuários pode ser uma maneira de aumentar as receitas do serviço.