O home office tem suas vantagens. No entanto, algo que não agrada tanto aqueles que estão sempre conectados é a quantidade (e extensão) de reuniões. O que fazer quando uma chamada online é importante, mas simplesmente não é possível participar dela? Segundo alguns aplicativos, a IA pode te ajudar com isso.

IA para ajudar no trabalho

Desempenho da IA assistente de reuniões

(Imagem: Shutterstock)

O HelpDesk do jornal, então, resolveu testar como as IAs do Zoom e Otter se saem na prática.

Segundo a reportagem, ambas assistentes sucederam em dar uma noção geral do que foi discutido em reuniões, bem como prazos, a quem cada tarefa foi atribuída e itens pendentes.

O Zoom IQ forneceu um resumo editável dividido em capítulos, enquanto o OtterPilot (que pode ser usado como um usuário extra no próprio Zoom, Google Meet e Microsoft Teams) ofereceu uma transcrição ao vivo, além de guias com tópicos importantes, perguntas feitas e itens a serem acompanhados.

Ambos serviços também oferecem a transcrição completa da chamada, tanto junto quanto separadamente da gravação. O teste ainda revelou que é relativamente simples de usar a ferramenta, bem como compartilhar os resumos e transcrições com o resto da equipe.

O Otter ainda tem uma novidade extra, que é a possibilidade de integrar a transcrição da chamada com o Slack, um app de mensagens para empresa, ao vivo. Assim, uma pessoa que não está na reunião pode acompanhar o que está sendo dito e fazer perguntas a serem respondidas ao vivo.

Ressalvas para as reuniões

Logo do Google Meet com captura de tela de chamada de vídeo em grupo ao fundo
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)

O que as empresas dizem

A Zoom afirma ainda estar trabalhando na sua assistente de IA para continuar melhorando e que os usuários, inclusive, podem dar feedbacks ou editar os resumos quando eles estiverem errados. A empresa destacou que notifica os usuários que a tecnologia pode ser imprecisa e os incentiva a revisar os reumos.

Já a Otter.ai informou que o serviço deve melhorar à medida que os usuários editem as transcrições. Além disso, a empresa encoraja os usuários a usarem o chatbot para fazer perguntas, pois as respostas podem ser mais precisas do que o resumo. Também é possível corrigir a IA se ela estiver errada e issa a ajudará a melhorar.