Em uma entrevista recente, Ole Obermann, Chefe Global de Desenvolvimento Musical da ByteDance — a empresa-mãe do TikTok — revelou os detalhes por trás da estratégia ambiciosa do TikTok para enfrentar os titãs do streaming musical, Spotify e Apple Music.
Obermann, com vasta experiência no setor musical, incluindo passagens pela Warner Music Group e Sony Music, ressaltou que o TikTok representa uma abordagem inovadora de descoberta musical na entrevista exclusiva concedida ao site Semafor.
Ao comentar o impacto na música, Obermann disse que o TikTok é “a mais impactante plataforma de descoberta na história da indústria musical”. Segundo ele, a fórmula do TikTok combina elementos de rádio e televisão musical, mas em uma escala sem precedentes, proporcionando uma experiência de descoberta personalizada através de vídeos curtos.
A imprevisibilidade também se tornou uma marca registrada da estratégia do TikTok. Enquanto outras plataformas frequentemente definem listas de reprodução e destaque, o TikTok permite que a comunidade dite as tendências.
Obermann destacou que “não há mais a capacidade de dizer qual é a música, ou quais são os artistas que vamos continuar destacando”. Essa abordagem, embora desafiadora para a indústria musical estabelecida, é vista como um grande trunfo pelo TikTok, permitindo que músicas obscuras e gêneros inesperados se tornem sucessos globais.
Começa com a criação. Portanto, o criador faz a música, depois você precisa de descoberta, promoção e marketing para conectar essa criação musical a uma audiência que, com sorte, se apaixonará pela música ou pelo artista. Depois disso, você precisa de distribuição e de um envolvimento mais amplo do artista — isso seria um serviço de streaming, como o Spotify, ou agora, o TikTok Music. Essa é meio que a jornada completa para a música ou para o artista, e nós queremos desempenhar um papel em todos esses aspectos.
Ole Obermann
TikTok Music e concorrência
Concorrentes como parceiros
Nossa filosofia remonta à nossa incrível paixão e foco na descoberta. Quando um usuário no TikTok descobre uma música, seja qual for a maneira mais fácil para esse usuário ouvir a música completa — seja no Spotify, Apple Music ou Amazon Music — queremos facilitar isso. Seremos muito neutros em termos de onde o usuário deseja ouvir. Se eles forem assinantes do Spotify, ótimo, eles devem ouvir no Spotify. Converter a descoberta em audição completa é a primeira prioridade.
Ole Obermann
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários