Santos vira sobre o Grêmio no final da partida e mantém briga acirrada para sair do Z4

O Santos entregou uma atuação voluntariosa e persistente ao seu torcedor na Vila Belmiro e foi recompensado com uma vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio. Depois de sair atrás no primeiro minuto do segundo tempo, o Peixe buscou a reação comandada por Soteldo com uma virada no final da partida.

O resultado ainda mantém o Santos na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª colocação, mas manteve o time paulista colado no Bahia, com 21 pontos. Para o Tricolor, a derrota acarretou na perda de duas posições, caindo para quinto, com 33.

O Santos aproveitou o retorno da torcida às arquibancadas da Vila Belmiro para começar o duelo pressionando o Grêmio. Com a intensidade superando a qualidade e a organização, o Peixe tentou impor uma pressão sobre os time gaúcho desde o início da partida.

Apesar de tomar a iniciativa e permanecer por tempo maior no campo de ataque, os donos da casa não encontraram brechas para levar perigo à meta adversária. As primeiras jogadas agudas do Peixe nasceram quando o Grêmio foi ao ataque e ofereceu espaços na defesa. Pelos pés de Mendoza e Lucas Braga, o time paulista travou duelos individuais com os laterais gremistas, mas não conseguiu municiar o atacante Marcos Leonardo na referência ofensiva.

Do lado tricolor, os comandados por Renato Portaluppi, mesmo com o retorno de Pepê ao time titular, sentiram a ausência de Luisito Suárez. O Grêmio demorou para conseguir segurar a bola no campo ofensivo e construir suas jogadas de pé em pé. Aos 28, Cristaldo deixou Bitello livre para marcar, mas o meia pegou errado na bola. Na sequência do lance, João Pedro Galvão recebeu cruzamento de Fábio e testou com perigo.

Na reta final, os visitantes passaram a ocupar o campo ofensivo e diminuir a pressão santista. Com dificuldade para acertar o último passe, o Grêmio trocou passes perto da área, mas arrematou com perigo somente de fora da área, em finalização de Reinaldo.

Já nos acréscimos, o Santos novamente conectou o contragolpe e ficou com a melhor chance da etapa inicial. Joaquim roubou a bola de Ferreira e começou o ataque. O lateral lançou Lucas Braga, que tocou para Marcos Leonardo ficar no mano a mano com a defesa. Na recuperação, Rodrigo Ely tropeçou sozinho e deixou o camisa 9 santista livre para marcar. No entanto, o atacante tentou o passe para Lucas Lima e permitiu a chegada de Bruno Alves.

O segundo tempo recomeçou com o Grêmio novamente no ataque e desta vez o Tricolor mostrou efetividade logo no primeiro minuto. Após cruzamento na área, a bola sobrou para Franco Cristaldo, que encheu o pé e contou com desvio na defesa para estufar as redes de João Paulo.

O gol cedo aumentou a confiança do time gaúcho, que permaneceu controlando a partida. Pouco tempo depois, o goleiro santista salvou o chute de Ferreirinha e evitou a ampliação da vantagem para o Tricolor.

Com o drama aumentado, o Santos se lançou ao ataque e passou a criar as melhores chances da partida. No entanto, o empate só foi decretado no placar após a entrada de Soteldo. Na primeira participação, o venezuelano serviu Marcos Leonardo, que desta vez bateu de primeira e mandou para o fundo do gol.

O empate animou ainda mais a reta final  segundo tempo e deixou os dois times buscando a vitória. Aos 45, o Tricolor cometeu uma falha desastrosa e cedeu a virada para o alvinegro paulista.

Em lance dominado pelo ataque gremista, a bola foi afastada e Ferreira acreditou na saída pela linha lateral não acompanhando o lance. Ligado, Mendoza recuperou a bola e ligou o contra-ataque, servindo Soteldo. Na frente de Grando, o camisa 10 novamente não foi egoísta e tocou para Julio Furch tocar no gol vazio e decretar a festa santista na Vila Belmiro.

Fonte: Ogol

Comentários