Uma casa inteligente é aquela que está integrada com dispositivos também inteligentes, úteis para serem acessados remotamente via Wi-Fi e controlados de acordo com a necessidade do usuário. Dessa forma, é possível utilizar o celular, por exemplo, para lavar as roupas na máquina mesmo antes de chegar em casa ou preparar um cafezinho pela cafeteira quando ainda estiver na cama. A seguir, confira uma lista com sete dispositivos eletrônicos para tornar a sua casa inteligente.
1. Caixinha de som inteligente
As caixinhas de som inteligente, também conhecidas como smart speakers, oferecem uma inteligência artificial nativa como assistente virtual. Softwares como Alexa, Google Assistente, e Siri são úteis para executar inúmeras tarefas apenas ao ouvir determinado comando. Este recurso se chama “Controle por Voz” e permite que o usuário solicite ao assistente a reprodução de músicas, notícias, realize ligações, defina alarmes e cronômetros, agende compromissos, etc.
Quando se trata de uma casa inteligente, este produto pode ser extremamente útil para intermediar a relação entre os usuários e outros dispositivos inteligentes. Ou seja, você pode dar uma ordem à Alexa por meio do sistema de controle de voz, e ela se conecta (via Wi-Fi) com os eletrodomésticos da sua casa, que posteriormente devem executar alguma ação. Dessa forma, você usa a Alexa para enviar comandos aos outros dispositivos inteligentes e assim pode preparar um café, controlar a temperatura ambiente dos cômodos, lavar a louça, e ligar o aspirador de pó –– tudo isso apenas usando a sua voz.
2. Ar-condicionado inteligente
O ar-condicionado smart é aquele que pode ser controlado de maneira remota, seja por um aplicativo no celular ou por assistentes virtuais como a Alexa. Isso é possível porque o dispositivo foi projetado para se comunicar com outros aparelhos por meio da conectividade Wi-Fi; desta forma, você pode controlá-lo à distância para definir horários de funcionamento, mudar a temperatura, ligar e desligá-lo, alterar a forma de refrigeração, e muito mais.
3. Fechadura eletrônica inteligente
A fechadura eletrônica é responsável por trancar e destrancar as portas da sua casa por meio de senhas digitadas, leitura biométrica, leitura de cartões, e também por uma chave. Contudo, os modelos mais modernos detêm compatibilidade com a Alexa e podem ser acessados remotamente.
Por isso, se você é uma daquelas pessoas que está sempre em dúvida se fechou as portas direito ou não, agora é possível ter certeza mesmo se estiver longe de casa: o acesso remoto, seja por aplicativo ou assistente virtual, garante que você tranque e destranque as portas, mude as senhas de acesso, exclua digitais previamente cadastradas para abrir a porta e muito mais.
4. Lâmpadas inteligentes
As lâmpadas inteligentes são bastante indicadas para os usuários que prezam por uma iluminação personalizada sem precisar adquirir diferentes tipos de modelos. Isso porque uma única lâmpada inteligente promete reproduzir cores quentes e frias –– úteis para cenários descontraídos e para os que exigem mais atenção, respectivamente ––, montar diferentes tipos de cenários de iluminação, personalizar a intensidade da luz, e até emitir diferentes cores (como laranja, vermelho, rosa, roxo, etc.). Todas estas modificações são possíveis pelo aplicativo ou via comando de voz por assistentes virtuais.
5. Cafeteira inteligente
As cafeteiras inteligentes são controladas remotamente por app ou assistente virtual, e exercem funções como: programar dias e horários para fazer café, esquentar a bebida, produzir uma ou mais xícaras ao mesmo tempo, programar uma quantidade específica (em ml) de café, etc.
Mas vale lembrar que você precisa deixar o dispositivo já carregado com a cápsula desejada para o café e a quantidade indicada de água. Se estes ou outros componentes estiverem em falta, o comando remoto para fazer o cafezinho pode falhar. Por isso, certifique-se sempre de deixá-la abastecida.
6. Geladeira inteligente
A geladeira inteligente pode conter inúmeros recursos, dependendo do modelo escolhido. De qualquer forma, todas devem conter a compatibilidade com os assistentes virtuais, o que facilita na hora de alterar a temperatura à distância.
Essa característica pode ser útil, por exemplo, durante festas: é possível acionar o processo de congelamento para fazer gelo, diminuir a temperatura do setor de bebidas para deixá-las geladas, ativar o desgelo do congelador para facilitar a limpeza, etc.
7. Aspirador inteligente
Geralmente, os aspiradores de pó com tecnologia inteligente costumam ser os robôs em formato de discos. Estes dispositivos oferecem uma série de utilidades, como aspirar o pó, varrer a casa, e até passar pano para limpar a sujeira grudada no piso.
Todos os recursos são controláveis remotamente, mas é importante ter certeza de que o aspirador está em condições de exercer a tarefa. Por exemplo, se o produto precisa aspirar pó, então é preciso ter espaço o bastante no compartimento de resíduos para executar a ação; já se o objetivo é passar o pano, os reservatórios de água e detergentes precisam estar devidamente abastecidos. Assim, fica mais fácil chegar em casa com o chão já limpo e cheirando a produtos de limpeza.
Fonte: Olhar Digital
Comentários