Toda semana, noPrograma Olhar Espacial, estudantes ligados a projetos astronômicos de todo o Brasil escolhem duas imagens que se destacaram na semana que passou. Esta semana, as escolhas foram feitas por estudantes da ECIT Sebastião Guedes da Silva de Teixeira, na Paraíba. Confira:

Uma nova visão da Nebulosa do Anel

[ Créditos:  NASA, ESA, CSA, JWST, Zi Yang Kong ]

Carlos Daniel Pereira Tomaz da Costa, de 16 anos e no 2° ano do Ensino Médio, escolheu esta imagem que mostra uma nova visão da Nebulosa do Anel, também conhecida como Messier 57 ou simplesmente M57. Nebulosas como a M57 são formadas quando estrelas do tamanho do Sol expulsam suas camadas mais externas no final de sua vida.no centro da estrutura repousa a anã-branca, que é uma espécie de fantasma da estrela que gerou a Nebulosa do Anel. Famosa por suas aparições na abertura da Série Cosmos, M57 ganhou uma nova visão graças às observações feitas pelo Telescópio Espacial James Webb, que mostra estruturas até então desconhecidas, fios de gás que parecem os cílios desse olho cósmico. Ao que tudo indica, esses fios são como tênues raios crepusculares que escaparam do denso anel de gás e poeira e iluminaram nuvens de gás ao redor da Nebulosa.

Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/2308/M57_JwstKong_4532.jpg 

Cratera Herschel em Mimas

[ Créditos: Cassini, ISS, JPL, ESA, NASA ]

Milene Silva Vieira, de 17 anos, no 3° ano do Ensino Médio escolheu esta imagem que mostra a mais interessante feição do relevo de Mimas, uma das luas de Saturno. A Cratera Herschel, com 130 km de diâmetro e 9 de profundidade, é uma das maiores estruturas de impacto do Sistema Solar. Ela recebeu esse nome em homenagem a William Herschel, o astrônomo inglês que descobriu Mimas em 1789. A imagem foi obtida a partir de um mosaico de fotografias feitas pela Sonda Cassini em 2010 e continua sendo até hoje, um dos mais detalhados e belos registros da Cratera Herschel. 

Original em:https://apod.nasa.gov/apod/image/1005/mimas2_cassini_big.jpg 

Quem escolheu

Tanto o Carlos Daniel quanto a Milene, são alunos da disciplina eletiva Poeira das Estrelas, idealizada pelo Professor Rafael Ferreira na Escola Sebastião Guedes da Silva, em Teixeira, no Sertão da Paraíba. A eletiva utiliza temas associados à Astronomia para aprofundar os conhecimentos dos alunos em disciplinas relacionadas, como Física e Química. Recentemente, o grupo organizou o primeiro evento astronômico da cidade, recebendo astrônomos da Associação Paraibana de Astronomia e pesquisadores do Projeto BINGO, para um dia de palestras, exposições e observação dos astros.

[ Astro Teixeira, primeiro evento astronômico de Teixeira – Fotos: Prof. Rafael Ferreira ]