No sábado (19), um raro Fiat 8V Berlinetta Zagato de 1953 foi vendido em leilão em Monterey, Califórnia (EUA), pela especialista em leilões automotivos RM Sotheby’s.

A venda, realizada por US$ 2,9 milhões (R$ 14,4 milhões), estabeleceu novo recorde de preço para um Fiat em leilão. O comprador, contudo, permaneceu anônimo, conforme o Motor 1.

Este Fiat 8V Berlinetta Zagato é um dos 25 exemplares produzidos com carroceria feita pela Zagato e provavelmente o único equipado com o motor de competição Tipo 104.004.

Além de ser um carro extremamente raro e potente, o exemplar vendido também possui o famoso teto ondulado típico da Carrozzeria Zagato da década de 1950.

Este Fiat 8V Berlinetta Zagato em particular também possui diversos prêmios conquistados no Villa d’Este e no Pebble Beach Concours d’Elegance, além de ter passado por manutenção contínua de trinta anos e restauração meticulosa de três anos.

É importante ressaltar que existem ainda outros Fiats históricos e extremamente valiosos que podem valer ainda mais do que este 8V, como o Fiat Turbina de 1954, movido por uma turbina como a de um avião, e o famoso Fiat Mefistofele de 1924, que bateu o recorde mundial de velocidade terrestre italiano, alcançando os 234,98 km/h.