Pesquisadores da Universidade de Miami (EUA) descobriram que a tecnologia de realidade aumentada (RA) pode ser grande aliada no preparo de cirurgias. A equipe, composta por médicos e cientistas da computação, comprovou que a RA reduz os níveis de ansiedade durante o pré-operatório.

O estudo foi publicado na revista JAMA Network Open e analisou a reação de um grupo de pacientes que tiveram contato com a RA antes de um procedimento ortopédico, comparando seus níveis de ansiedade.

Segundo o Medical Xpress, as simulações de realidade virtual (RV), comuns em muitas clínicas hospitalares, podem ser promissoras, mas as experiências são passivas. Com a RA, a equipe estima que a imersão visual no procedimento seja abordagem mais clara e traga mais conforto aos pacientes.

Etapas da pesquisa

Os pacientes foram questionados antes e depois do procedimento sobre seus níveis de ansiedade. Como resultado, os voluntários que tiveram contato com o conteúdo em RA relataram níveis mais baixos de ansiedade e estresse em comparação com os que receberam somente as instruções.

Por mais que os testes apresentaram bons resultados, os pesquisadores destacam que ainda é necessário diversas outras pesquisas sobre o funcionamento dessa ferramenta para procedimentos de forma geral.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!