Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
DOURADOS

Botonistas inauguram novo espaço para futebol de mesa em projeto que atende 22 escolas

22/08/2023 às 18:12
3 min de leitura

Anuncie Aqui

Botonistas inauguram novo espaço para futebol de mesa em projeto que atende 22 escolas

Parceria entre o Ministério Público Estadual (MPMS) e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) inaugurou na tarde desta terça-feira (22) um espaço voltado para a interação e descontração de alunos, funcionários e visitantes. Instalado no hall da biblioteca central da universidade, o local recebeu três kits de Futebol de Botão, além de oferecer uma aula inaugural gratuita com botonistas profissionais.

De acordo com o promotor de justiça, João Linhares Junior, o projeto teve início durante o período da pandemia e hoje já abrange 22 escolas públicas de Dourados, envolvendo áreas indígenas, rurais e urbanas.

Os espaços receberam equipamentos como mesas de tênis, sinuca, brinquedoteca e áreas de descanso, que promovem a interação e bem-estar dentro do ambiente educacional.

João Linhares Junior“O material é destinado às escolas por meio do MPMS e as escolas optam dentro de suas realidades, onde irão investir. O que pedimos é que haja um espaço lúdico para as crianças e jovens se sentirem acolhidos e associarem a educação à felicidade, seguindo o caminho educacional até o fim, sempre motivados”, explica.

Segundo ele, o retorno tem sido positivo e os alunos estão motivados a continuar na escola. O projeto promove interação, senso de coletividade, desenvolve coordenação motora, raciocínio, busca pelo conhecimento, entre outros.

Na UFGD, além do novo espaço para o futebol de botão, o Ministério Público já instalou áreas de descanso, brinquedotecas, áreas de interação com mesas de sinuca, pebolim e tênis.

Jones Dari Goettert, reitor da UFGD“Essa articulação é fundamental e tem possibilitado a formação de espaços na universidade que articulam a educação, espaços de convívio e lazer que tem como pressuposto a construção de espaços para populações que historicamente não tiveram acesso a isso. Isso cria um ambiente mais acolhedor, de maior pertencimento e que vai possibilitar maior apreensão do conhecimento. Acho que essa é uma questão central da articulação, educação, justiça e justiça social”, ressalta Jones Dari Goettert, reitor da UFGD.

Marcus Ohya é membro da Federação Sul-mato-grossense de Futebol de Botão, ele afirma que a paixão pelo esporte surgiu ainda na infância e quando descobriu a federação, se aprimorou na prática.

“Eu sou de Londrina (PR) e quando me mudei para Campo Grande descobri que a minha brincadeira de criança era um esporte profissional. Hoje colecionamos títulos e rodamos por todos os lugares, levando esse amor pelo esporte”, disse.

Além dele, outros dois membros da Federação Gaúcha estiveram no evento e puderam passar para os presentes seus ensinamentos, histórias e instruções de jogos.

Entre os alunos, um grupo de meninos com idade entre 12 e 13 anos, deram uma pausa nos jogos dos celulares para descobrir o esporte que até então só conheciam por histórias ou telas.

“Eu nunca tinha jogado, achei muito legal e vou querer voltar para jogar”, afirma um deles.

O futebol de botão, também conhecido como futebol de mesa, foi inventado pelo brasileiro Geraldo Cardoso Décourt em 1930. Anos depois foi reconhecido pelo CND (Conselho Nacional de Desportos) como uma modalidade desportiva no ano de 1988.
 

Fonte: Dourados News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias