A Meta anunciou que enfim o Threads vai ser completamente acessível pela web, e há um bom motivo para a movimentação da empresa: após um crescimento inicial impressionante, a rede social não conseguiu manter usuários e teve queda significativa de tráfego nas semanas seguintes.

A versão web vai ser liberada a usuários nos próximos dias e pode muito bem ser vista como uma maneira de contornar os problemas de tráfego. Afinal de contas, se os usuários conseguirem fazer uso completo da rede social — ou seja, ler, curtir, postar e compartilhar conteúdo — a partir do computador, é um dispositivo a mais para elas se conectarem à rede social.

Atualmente, como a maioria das funções é restrita ao smartphone, muitos usuários acabam deixando o Threads de lado enquanto realizam tarefas no computador. É isso o que a Meta quer mudar com a versão web.

Threads: queda vertiginosa após lançamento bombástico

O Threads foi lançado no mês passado e, no dia 7 de julho, chegou a ter 49,3 milhões de usuários em dispositivos Android. Mas o sucesso não se manteve, e, um mês depois, no dia 7 de agosto, eram 10,3 milhões de dispositivos Android usando o serviço.

Os dados são da SimilarWeb e foram divulgados pelo Washington Post. A consultoria também diz que o tempo gasto dentro da rede social também foi consideravelmente menor em agosto do que na época do lançamento. Ou seja, apesar de atrair usuários em um primeiro momento, o Threads não foi capaz de manter pessoas interessadas em continuar consumindo o conteúdo postado na rede social.

Threads
(Imagem: rafapress / Shutterstock)

As tentativas de atrair novamente os usuários com a inclusão de novos recursos, até o momento, não foi exatamente bem sucedida. Dados da empresa de inteligência de marketing Sensor Tower indicam que, após permitir o compartilhamento de postagens no Threads por mensagens diretas do Instagram, a rede social até experienciou um crescimento em tráfego, mas, ainda assim, a quantidade de usuários diários ainda é 75% menor do que no lançamento.

Resta saber se a disponibilização da versão web vai conseguir reverter a situação de declínio. O Threads surgiu para ser um concorrente ao antigo Twitter, atualmente chamado X. Desde que foi comprada por Elon Musk, a rede social experienciou queda no tráfego também, mas, até agora, não a ponto de ser substituída por outra plataforma rival. Se o Threads quer ser o novo Twitter, vai precisar trabalhar muito para conseguir.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!