Até as princesas da Disney tem o seu próprio dia! A data, na verdade, é a Semana Mundial da Princesa, que vai de 21 a 29 de agosto para celebrar a história das personagens da empresa. Desde as mais antigas, como Brande de Neve e Cinderela, às mais atuais, como Moana e Elsa de Frozen, elas marcaram a infância de muitas crianças e ainda cativam o público infantil e adulto.

Em comemoração à data, relembre e veja curisidades algumas das produções que marcaram a história da Disney.

Branca de Neve

(Foto: Disney/Divulgação)

O filme A Branca de Neve e os Sete Anões, de 1937, teve Branca de Neve não apenas como a primeira princesa oficial da Disney, mas a primeira protagonista de um longa-metragem animado da empresa. Ou seja, ela foi literalmente a precursora da semana comemorativa.

Na trama, a personagem foge após descobrir que a Rainha Má, sua madrasta, está planejando se livrar dela. Mesmo se refugiando na casa de sete anões e vivendo com eles, ela é encontrada, come a maçã envenenada, cai no sono profundo… e o resto é história.

Cinderela

(Foto: Disney/Divulgação)

Mais de dez anos após a Branca de Neve inaugurar o hall de princesa da Disney, Cinderela foi lançado. Inclusive, será durante a comemoração da Semana Mundial da Princesa, na sexta-feira (25), que o filme ganhará uma versão restaurada no Disney+.

A história conta a vida de Cinderela, que, após a morte do pai, começa a ser maltratada pela madrasta e irmãs postiças. Isso até que, durante um baile, ela é transformada pela Fada-Madrinha em uma princesa real e chama atenção de um príncipe encantado.

A Pequena Sereia

a pequena sereia
(Imagem: Giles Keyte (Disney) / Divulgação)

Apesar de ter sido lançado originalmente em 1989, A Pequena Sereia foi a mais recente princesa da Disney a receber uma adaptação live-action.

Na nova versão, Ariel é interpretada pela cantora Halle Bailey, que vê sua vida mudar após desobedecer ao pai e se aproximar dos humanos.

O filme chega ao Disney+ em 6 de setembro.

Valente

(Foto: Disney/Divulgação)

Valente marcou a infância das crianças dos anos 2000. O filme conta a história de Merida, uma arqueira que vê sua mãe virar um urso por causa de uma maldição e deve correr atrás de libertá-la.

O longa-metragem levou o Oscar de Melhor Animação em 2013.

Frozen

(Foto: Disney/Divulgação)

O primeiro Frozen foi outro que marcou infâncias e é quase impossível não conhecer pelo menos uma das músicas tema. Na história, a princesa Anna sai em uma jornada sem rumo para encontrar a irmã Elsa, que guarda um grande segredo.

Mais um acerto da Disney, o longa levou o Oscar de Melhor Animação em 2014.