O TikTok vai introduzir conteúdo patrocinado em seus resultados de pesquisa. Os anunciantes poderão exibir seus ads ao lado do conteúdo orgânico que aparece quando os usuários pesquisam no aplicativo, conforme divulgado no blog do TikTok nesta terça-feira (22).

Para quem tem pressa:

Quando a pessoa clicar num anúncio, ainda vai conseguir navegar pelos resultados da sua pesquisa numa espécie de feed. Esses anúncios serão retirados de outros vídeos que a marca está rodando na plataforma.

A mudança é semelhante a uma incorporada pelo Instagram no começo de 2023, que acrescentou conteúdo patrocinado em seus resultados de pesquisa.

Novos tipos de anúncios no TikTok

Captura de tela de anúncio na busca do TikTok
(Imagem: Divulgação/TikTok)

O conteúdo patrocinado será marcado como tal, com um rótulo semitransparente na miniatura do vídeo.

A decisão de colocar anúncios nos resultados de pesquisa na rede social reflete o valor crescente que os anunciantes veem nesse posicionamento, especialmente considerando que muitos usuários jovens estão recorrendo ao TikTok para obter recomendações e informações de produtos.

No entanto, a funcionalidade de pesquisa do TikTok não é tão sofisticada quanto a Pesquisa do Google. Por isso, algumas buscas podem trazer resultados menos relevantes para o usuário.

Mesmo assim, o recurso de pesquisa do TikTok ganhou força entre os usuários que procuram recomendações e opções de entretenimento, por exemplo.

A integração de anúncios nos resultados de pesquisa fornece aos anunciantes outro caminho para alcançar o público mais jovem do TikTok, potencialmente capitalizando seu comportamento de pesquisa no aplicativo.

Embora esse movimento amplie as oportunidades de publicidade para as marcas, é importante para o TikTok garantir a qualidade do conteúdo que aparece nos resultados de pesquisa.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!