Digna de uma cena de The Last of Us, algumas das fotos mais bem colocadas do concurso de fotografia BMC Ecology and Evolution de 2023 mostram fungos por todo lado. Em uma delas é possível ver o momento em que o parasita explode no corpo de uma aranha enorme.
A foto impressionante que mostra o parasita emergido da aranha ficou no segundo lugar da categoria Fungos e Plantas e foi feita pelo biólogo evolucionário Roberto García-Roa. Em editorial da BMC Ecology and Evolution, publicado no último dia 18, o autor da foto explicou ser comum encontrar fungos “zumbis” parasitando pequenos insetos, mas é raro encontrar grandes aranhas passando pelo mesmo.
Na selva, perto de um riacho, encontram-se os restos de uma conquista moldada por milhares de anos de evolução.
Roberto García-Roa
Essas espécies, comumente vistas parasitando insetos e algumas aranhas, são em grande maioria das famílias Cordycipitaceae e Ophiocordycipitaceae. Na foto vice-campeã não é possível identificar com certeza a espécie da aranha e do parasita, mas de acordo com García-Roa “oferece uma oportunidade para expandir a consciência e a compreensão de interações complexas e desconhecidas entre organismos”.
O primeiro lugar da categoria foi para João Araújo, micologista do Jardim Botânico de Nova York. Apesar da foto não parecer tão visualmente impressionante quanto a da aranha, nela é possível ver um fungo parasita de outro fungo que está no controle de uma “formiga zumbi”.
A formiga é a hospedeira de um Ophiocordyceps, capaz de controlar o comportamento desses animais, obrigando-os a levar para um local mais favorável para seu crescimento. No entanto, a vida dele não é nada fácil, os mesmo locais onde a família desses parasitas vivem são compartilhados com outros fungos micoparasitas capazes de consumir e até castrar o Ophiocordyceps.
A grande vencedora
A categoria principal foi vencida pela fotógrafa Cornelia Sattler e mostra fungos invasivos dos poros de laranja. Elas são características por sua cor laranja forte e eram originalmente encontradas apenas em Madagascar, mas acabaram se espalhando por todo o mundo.
A imagem vencedora mostra o fungo conhecido como Favolaschia calocera crescendo em um pedaço de matéria morta em uma floresta tropical australiana. Apesar de parecer inocente, ele é um invasor que está tomando o espaço de outras espécies nativas e se espalhando por toda a Austrália.
É importante monitorar de perto esse fungo, cujos esporos são frequentemente transportados por seres humanos, a fim de salvaguardar a biodiversidade da Austrália.
Cornelia Sattler
O concurso encontra-se em sua terceira edição, e além da Categoria Geral e da Plantas e Fungos, o júri também selecionou campeãs e vice-campeãs nas categorias: Investigação em ação, Proteção do nosso planeta e Paleoecologia. Todas as fotos podem ser vistas no site da revista Springer Nature.
Fonte: Olhar Digital
Comentários