Visando criar um passaporte digital universal, a Wordcoin é uma iniciativa da empresa Tools For Humanity, cujo presidente Sam Altman é também o CEO da OpenAI, criadora do ChatGPT. Nesta matéria, te explicaremos o que é o passaporte digital da Worldcoin, o que podemos esperar dessa novidade para o futuro e por qual motivo o projeto gera tanta polêmica.

O que é o passaporte digital?

Criado pela Worldcoin com investimentos da Tools For Humanity, o passaporte digital é um projeto que visa criar uma identidade virtual única para cada pessoa, usando a tecnologia de reconhecimento de íris. O objetivo do passaporte digital é melhorar a segurança e a privacidade das pessoas, permitindo que elas acessem serviços e produtos online sem a necessidade de fornecer informações pessoais além da verificação de biometria. Por outro lado, especialistas criticam o projeto e acreditam que o passaporte digital pode aumentar o risco de violação de privacidade e discriminação.

imagem do passaporte digital
O Worldcoin poderá ser usado por pessoas de todo o mundo. (Imagem: Worldcoin)

Prós e contras do passaporte digital

O passaporte digital criado pela Worldcoin é um projeto com potencial de benefícios e riscos significativos. Vale ressaltar que os programadores envolvidos, precisam, nessa fase de desenvolvimento, analisar os riscos cuidadosamente antes de implementar o projeto em larga escala.

Vantagens do passaporte digital

Confira os pontos positivos ligados ao passaporte digital desenvolvido pela Worldcoin:

Desvantagens e riscos potenciais do passaporte digital

Aqui estão alguns dos riscos potenciais do passaporte digital criado pela Worldcoin:

Dividido em três atuações

A Worldcoin tem três atuações que prometem impactar positivamente a sociedade, de acordo com o site do projeto.