Para evitar golpes envolvendo a portabilidade de números sem a autorização do proprietário, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mudou a forma com que o procedimento é feito no Brasil, que agora exige confirmação em duas etapas. A mudança será concluída em 28 de agosto. No entanto, apesar de resolver um problema, cria outro: usuários relataram que não estão conseguindo realizar o processo quando realmente o solicitam.
Portabilidade com confirmação em duas etapas
A Agência trabalha para que isso aconteça. Com a medida não é possível que a portabilidade seja feita sem que o usuário faça a aprovação da mudança. A luta contra fraudes no ambiente digital é diária e novas medidas podem ser necessárias.
— Anatel (@AnatelGovBR) August 21, 2023
Medida não resolve tudo
No entanto, segundo apurado pelo site Tele.Síntese, o novo modelo criou outro problema: usuários que realmente querem realizar a portabilidade numérica não estão conseguindo por problemas no sistema.
Como mostrou um print de um proprietário, mesmo após responder ao “SIM” no SMS, a mensagem não chega e o processo tem de ser reiniciado, dificultando um procedimento que antes era simples.
Segundo Gustavo Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, que falou com o Tele.Síntese, isso acontece porque, para garantir a proteção do usuário e dificultar golpes, a mensagem só pode ser respondida em até 30 minutos. Se não for respondida e ele tentar de novo, o tempo aumenta para 2 horas no dia seguinte e depois 6 horas.
Quanto menor a janela para resposta, menor é a possibilidade de o pedido de portabilidade ser fraudulento. A confirmação em duas etapas foi implantada justamente para coibir fraudes.
Gustavo Borges

Resolução da Anatel
Fonte: Olhar Digital
Comentários