A briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, que parecia restrita a uma pequena quantidade de clubes, agora está mais ampla e gigantes precisam abrir o olho ao ter pontuação próxima de equipes do Z4. A subida dessa nota de corte e a expectativa de um acirramento na briga contra a degola é explicada pela melhora de Bahia e Vasco, que não só conseguiram melhores resultados, mas empolgaram nas últimas atuações.
O Vasco, sob o comando de Rámon Díaz e com a chegada de novos reforços, mostrou evolução e conquistou sete pontos nos últimos três jogos disputados. O Cruz-Maltino venceu Grêmio e Atlético Mineiro, e empatou com o Red Bull Bragantino. A defesa foi ajustada e nessas partidas sofreu apenas um gol.
Sob o comando de Rámon, o Vasco agora conta com Robson Bambu como lateral-direito e o baixinho Medel como zagueiro. O chileno já se destaca na posição e pela sua raça, conquistando a torcida. Do meio para frente, o time é quase todo novo. Contra o Grêmio, o onze inicial teve Serginho, Paulinho Paula, Praxedes e Vegetti. Ainda fica a expectativa pela estreia de Payet, ídolo do Olympique de Marseille e grande reforço da última janela de transferências.
O retrospecto recente deixa o Vasco com 16 pontos conquistados, na 18ª posição, além de ter uma partida a menos. Ainda está longe de se salvar, mas o desempenho recente mostra uma equipe muito mais competitiva.
O Bahia segue um caminho muito parecido e conquistou seis pontos nas últimas três rodadas. Venceu o América Mineiro com autoridade e goleou o Red Bull Bragantino, ambos jogos na Arena Fonte Nova. No entanto, perdeu para o Atlético Mineiro, no Mineirão, apesar de dominar o confronto, em atuação que chamou a atenção.
Assim como o Vasco, o Bahia investiu forte na janela de transferências e tornou a equipe mais competitiva. O principal ajuste foi na defesa e nas últimas cinco partidas, o Tricolor sofreu apenas dois gols. Os principais reforços foram os consistentes laterais Gilberto, ex-Benfica, e Camilo Cândido, ex-Nacional. O Esquadrão ainda é beneficiado pelo retorno de jogadores que estavam lesionados e pelo ótimo Brasileirão do meia Cauly.
O Tricolor deixou a zona de rebaixamento e soma 21 pontos. No entanto, segue sem se distanciar do Z4, já que o Santos, 17º colocado, tem a mesma pontuação. O Peixe também se reforçou e contratou o técnico Diego Aguirre e apesar de ter pontuado menos que Bahia e Vasco, mostra uma melhora no nível de atuação.
A melhora de desempenho das equipes da parte de baixo na tabela acirraram a briga contra o rebaixamento e outras equipes começam a se preocupar. É o caso de Cruzeiro, Corinthians e Internacional, todos abaixo dos 25 pontos. Outro que nunca deixou de lutar contra a degola foi o Goiás, na 15ª posição.
Em contrapartida, Coritiba e América Mineiro ficam mais afundados na zona de rebaixamento. O Coxa é o vice-lanterna, com apenas 14 pontos. Já o Coelho é o último colocado, com apenas 10 pontos em 19 jogos. Ainda resta praticamente um turno inteiro para o fim do Brasileirão e a briga contra a degola está completamente aberta.
Fonte: Ogol
Comentários