A Meta anunciou novas opções que permitem aos usuários europeus do Instagram e Facebook utilizarem as redes sociais sem o algoritmo de recomendação da empresa, deixando tudo em ordem cronológica.

As mudanças resultam da Lei de Serviços Digitais da União Europeia (DSA) aprovada em 2022, que impôs novas regras às plataformas e serviços de tecnologia na Europa. As normas deverão ser seguidas pela Meta até o final de agosto.

Para quem tem pressa:

Uma das exigências da DSA é que as grandes plataformas permitam que os usuários optem por não receber recomendações personalizadas. 

O TikTok fez algo semelhante à Meta no início de agosto, possibilitando que os usuários da Europa desativem o algoritmo personalizado da rede social.

Além de permitir a desativação dos algoritmos de recomendação, a lei europeia exige que as plataformas sejam mais transparentes sobre como seus sistemas funcionam. 

Para cumprir essa demanda, a Meta também anunciou o lançamento de 22 “cartões de sistema para Facebook e Instagram”. Como explica o comunicado “esses cartões fornecem informações sobre como nossos sistemas de IA classificam o conteúdo para Feed, Reels, Stories e outras áreas”.