Neymar foi a referência da seleção brasileira na última década, e há a carência por estrelas capazes de ocupar o seu lugar no futuro próximo. Entre os novos “Fenômenos” do futebol brasileiro, um em especial parece seguir os passos do craque. Vitor Roque, do Athletico Paranaense, brilha aos 18 anos e lida naturalmente com as comparações.
A convocação de Fernando Diniz na última semana deu indícios de como será o novo ciclo da seleção, com um ataque repleto de jovens, embora ainda com Neymar como referência. Nomes como Vinícius Júnior e Rodrygo, do Real Madrid, despontam como candidatos a protagonistas. Cinco anos mais novo que Vini e quatro anos mais jovem que o Rayo, Vítor Roque será rival da dupla em breve, com contrato assinado com o Barcelona, e a expectativa é que se torne presença frequente na seleção principal no futuro próximo.
Nesta segunda-feira, Vitor Roque assumiu a vice-artilharia do Campeonato Brasileiro de 2023, atrás apenas de Tiquinho Soares, do líder Botafogo. Já são nove gols no campeonato. Contabilizando 2022, quando fez sua estreia, o atacante soma 14 gols pela principal competição nacional, perto de completar 18 anos e seis meses de vida.
Os números são muito semelhantes aos de Neymar. Vitor Roque tem um gol a mais que o jogador tinha pelo Santos com a mesma idade no Brasileirão, com seis jogos a mais, médias de aproximadamente 0,3 gols por jogo. Ney passou mais tempo no Brasil antes de seguir para o Barcelona e conseguiu fazer história por aqui com títulos, o que Roque dificilmente terá como repetir.
A mudança de Neymar para a Arábia Saudita praticamente decretou o fim da carreira em alto nível do craque brasileiro de sua geração. O posto de nova estrela está em aberto. Vitor Roque é um dos candidatos a assumir o posto. Mais importante que isso, com Vini e Rodrygo ao lado, podemos ter um trio de estrelas no futuro, o que há tempos não se via no ataque da seleção.
Fonte: Ogol
Comentários