Domingo, Novembro 24, 2024
spot_img
InícioESPORTESBotafogo busca semifinal internacional que não vem há 30 anos

Botafogo busca semifinal internacional que não vem há 30 anos

spot_img

A prioridade do Botafogo é clara nesta temporada: o título Brasileiro. Com liderança folgada na elite nacional, o sonho de acabar com o jejum que vem desde 1995 é, a cada rodada, mais real. Entre os jogos que mais parecem uma contagem regressiva para o título, porém, está uma não tão prioritária assim Copa Sul-Americana. Mais uma vez, o Botafogo vai escalar um time misto no torneio, que até agora tem dado conta do recado e permite o torcedor a sonhar em duas frentes.

Há exatos 30 anos, há mais tempo que seu último título Brasileiro, o Botafogo disputou sua última semifinal de um torneio internacional. O jogo em questão foi em 1993, ano em que foi campeão da extinta Copa Conmebol contra o Peñarol.

Aquele jogo de semifinal foi em setembro de 1993, quando fez dois jogos contra o Atlético Mineiro e se classificou para a decisão após reverter o placar adverso do confronto de ida. Na campanha da conquista vitoriosa, a grande estrela do Botafogo foi o ex-atacante Sinval, artilheiro do torneio com oito gols.

Desde aquela conquista da Copa Conmebol, o Botafogo participou de outros 13 torneios na América do Sul e os melhores resultados deles sempre vieram na Sul-Americana, parando justamente nas quartas de final em duas oportunidades. Neste cenário, exclui-se a Recopa Sul-Americana (1994), com disputa direta na final, e a Copa Master (1996), torneio que já começava na semifinal.

As quartas de final da Sul-Americana foram uma pedra no sapato do Botafogo em dois anos seguidos. Primeiro, em 2008, o time foi eliminado pelo Estudiantes, com um placar agregado de 4 a 2 para os argentinos de La Plata. Depois, em 2009, a queda foi com duas derrotas para os paraguaios do Cerro Porteño.

Desta vez, nas quartas de final, o Botafogo encara o Defensa y Justicia, da Argentina. O clube vem de um bom primeiro semestre, depois de ter terminado o Campeonato Argentino na 6ª posição, acima do poderoso Boca Juniors, e não joga há duas semanas. O Defensa y Justicia deveria ter estreado na Copa da Liga Argentina no final de semana, porém teve o jogo contra o Godoy Cruz adiado devido a condições climáticas adversas no país vizinho.

O Botafogo vai para o jogo, como de praxe na Sul-Americana, com um time misto. No gol, o titular deve ser Gatito Fernández, que já foi o escolhido para os jogos das oitavas de final contra o Guaraní. Outros reservas que devem ganhar chance são Danilo Barbosa, Gabriel Pires (recuperado de lesão), Segovinha e Diego Hernández.

Diferente do Botafogo, o Defensa y Justicia deve ir com força máxima para o jogo. O time argentino não tem desfalques e usualmente é escalado com: Enrique Bologna; Agustín Sant’anna, Julián Malatini, Tomas Cardona, Alexis Soto; Nicolás Tripichio, Kevin Gutiérrez, David Barbona; Santiago Solari, Nicolás Fernández e Gastón. O grande destaque do time na temporada é o atacante Nicolás Fernández, vice-artilheiro da Sul-Americana, e que tem 20 gols em 2023.

A caminhada do Botafogo pela vaga na semifinal da Sul-Americana começa nesta quarta-feira, às 19h, no estádio Nilton Santos. O jogo de volta é na Argentina, na próxima quarta-feira, também às 19h.

Fonte: Ogol

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img