A Japan House, de Los Angeles (EUA), e a Pokémon Company desafiaram 20 artistas japoneses a produzir obras misturando dois elementos: pokémons e técnicas do kôgei (工芸) – artes manuais tradicionais do Japão.
Para quem tem pressa:
Mais de 70 peças foram produzidas e, depois, organizada na exposição “POKÉMON x KOGEI | Playful Encounters of Pokémon and Japanese Craft” (“Encontros Lúdicos de Pokémon e Arte Japonesa”, em tradução livre), em Los Angeles. O Museu Nacional de Artesanato do Japão supervisionou a galeria.
Arte e Pokémon
Os artistas trabalharam com materiais como laca, cerâmica, tecidos e metal. E grandes nomes da arte japonesa fizeram parte do projeto.
Por exemplo, a designer têxtil Reiko Sudo, conhecida por reutilizar resíduos têxteis por meio de técnicas de tecelagem artesanal. Ela elaborou uma “floresta Pikachu” com mais de 900 fios de renda suspensos no teto.
Outro nome de peso que participou da exposição foi Katsura Morihito. Ele é um escultor renomado que se especializou em trabalhar com metal. Com o tempo, ficou conhecido por empregar técnicas do período Edo (1603-1868).
A febre dos pokémons começou em jogos elaborados para o console Game Boy da Nintendo em 1996. Desde então, filmes, séries e mangás sobre esses pequenos seres poderosos ganharam projeção e marcaram a infância e a adolescência de milhões de pessoas ao redor do mundo.
O universo criativo de Pokémon carrega vários elementos culturais do Japão. Muitos desses seres, por exemplo, foram baseados em criaturas folclóricas do país. Além do jogo, Pokémon é um anime que tem, atualmente, 25 temporadas. E lança episódios trimestralmente até hoje.
Kôgei (工芸)
A arte Kôgei é uma forma tradicional de arte japonesa que envolve a criação de objetos funcionais ou decorativos usando técnicas tradicionais de artesanato.
Ao contrário das formas de arte contemporâneas, que podem focar mais na expressão individual e na busca pela originalidade, a arte Kôgei valoriza a maestria técnica, a precisão e a fidelidade às tradições artesanais transmitidas ao longo de gerações.
Essa forma de arte se concentra na habilidade do artesão em dominar técnicas específicas – por exemplo: cerâmica, laca, metalurgia, tecelagem, entalhe em madeira, entre outras.
O resultado é a criação de peças de alta qualidade, muitas vezes desenhadas para serem usadas no dia a dia, como cerâmicas para chá, utensílios de cozinha, mobiliário tradicional, têxteis finos e muito mais.
A arte Kôgei tem raízes profundas na cultura japonesa e é considerada uma forma de preservar e honrar as tradições artesanais do país.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
Fonte: Olhar Digital
Comentários