Sabe quando você vai pesquisar uma música, mas só consegue lembrar da melodia dela? O YouTube está testando um recurso para esse tipo de situação. Por meio dessa ferramenta, as pessoas podem cantarolar ou gravar a música tocando no momento (estilo aquele aplicativo Shazam) para fazer a busca.

Para quem tem pressa:

Por ora, os testes estão rolando apenas em aparelhos com Android, conforme divulgado na página de Ajuda do YouTube.

Estamos testando a capacidade das pessoas de pesquisar uma música no YouTube cantarolando ou gravando uma música que está sendo tocada no momento.

Trecho do artigo “YouTube test features and experiments” na página de Ajuda do YouTube

A plataforma de vídeos do Google também testa o que chamou de “prateleira de canais” (em tradução livre) no feed “Inscrições”.

Pesquisar cantarolando (e outros experimentos)

YouTube
(Imagem: PixieMe / Shutterstock)

Essa ferramenta em teste faz parte da pesquisa por voz do YouTube. Para funcionar, o trecho cantarolado ou gravado precisa ter, pelo menos, três segundos.

Assim que a música for identificada, o usuário é direcionado para conteúdo musical oficial relevante, vídeos postados por outros usuários e/ou Shorts com a música pesquisada no aplicativo do YouTube, segundo o Google.

Já em relação à “prateleira de canais”, a plataforma explicou que trata-se de um agrupamento de vários envios de um único criador de conteúdo num curto período de tempo. Na prática, cada nicho da prateleira vai trazer os envios recentes de um canal.

Na página de Ajuda do YouTube, a empresa citou alguns motivos pelos quais testa essa nova funcionalidade. Leia abaixo:

Como uma forma de tornar mais fácil para os espectadores encontrarem o conteúdo que procuram, de colocar menos pressão sobre os criadores [de conteúdo] para que carreguem várias vezes ao dia e de tornar mais simples para os espectadores interagirem com o conteúdo da estante e/ou navegar para outro conteúdo enquanto rola o feed.

A empresa testa ambas as funcionalidades numa porcentagem ainda bem restrita de usuários da plataforma. Mas a tendência é expandi-la até colocar essas funções para rodar para todos (caso funcionem bem).

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!