A Meta anunciou que lançará a criptografia de ponta a ponta (E2EE) no Messenger até o final de 2023. 

A empresa está trabalhando em recursos do tipo há anos para o mensageiro. Porém, a maioria dessas iniciativas foi experimental, como observa o TechCrunch.

Desde 2019, as equipes de engenheiros, criptógrafos, designers e especialistas em políticas da Meta estão focando em trazer criptografia adicional para as DMs (mensagens diretas) do Messenger e Instagram, com o objetivo de manter as mensagens pessoais totalmente privadas.

Segundo o comunicado, essa é uma transição complexa, já que precisa “reescrever toda a base de código de mensagens e chamadas do zero”. Para essa missão, foram consultados profissionais da equipe de engenharia do WhatsApp que ensinaram como as mensagens podem ser entregues rapidamente em um ambiente de criptografia de ponta a ponta.

Instagram também contará com as mensagens criptografadas de ponta a ponta

Em uma carta enviada no início de agosto ao Fight for the Future, organização de advocacia sem fins lucrativos da área de direito digital, a Meta reafirmou o compromisso de adicionar a camada de proteção E2EE nas conversas do Instagram também.

A promessa é que, após o lançamento da criptografia de ponta a ponta para Messenger, o recurso seja lançado para o Instagram. 

Continuamos comprometidos em implementar nossa criptografia de ponta a ponta padrão para conversas privadas no Messenger em 2023, e logo depois para o Instagram. A criptografia de ponta a ponta é a melhor tecnologia que temos hoje para proteger as mensagens das pessoas, e também a vemos como uma razão importante pela qual as pessoas podem optar por usar nossos produtos em vez dos concorrentes.

Rob Sherman, vice-diretor de privacidade da Meta na carta enviada ao Figtht for the Future e vista pelo The Verge.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!