Fósseis de uma nova espécie de dinossauro foram encontrados por pesquisadores do Instituto Indiano de Tecnologia e do Serviço Geológico da Índia no Deserto de Thar, próximo à cidade de Jaisalmer. O novo dinossauro pertence ao grupo dos saurópodes, da família Dicraeosaurus, e viveu na região durante o Jurássico Médio, há 167 milhões de anos.
A nova espécie batizada de Tharosaurus indicus é o mais antigo saurópode rabo de chicote já encontrado no mundo. De acordo com a análise do fóssil, ele possuía uma longa depressão na lateral de seus ossos do pescoço e espinhos neurais, além de ter uma superfície de vértebra frontal perto do osso da cauda que se assemelha a um coração.
De onde veio a espécie
Acredita-se que os saurópodes surgiram entre o final do Triássico e o início do Jurássico, mas o surgimento dos Neosauropodas, da qual os rabos de chicote fazem parte, é um mistério que esse novo achado pode ajudar a resolver.
Considerando outros saurópodes que durante o Jurássico habitavam a região onde é atualmente a Índia, sugere-se que o Tharosaurus indicus descende de uma linhagem que surgiu no subcontinente indiano e se espalhou posteriormente pela Pangeia, supercontinente que existiu entre cerca de 200 e 300 milhões de anos atrás.
O local onde o vertebrado foi encontrado era próximo ao Oceano de Tétis, região que os pesquisadores acreditam ter sido importante no surgimento dos Neosauropodas. Agora, espera-se que muitas outras descobertas sejam realizadas na área, mas outros achados já indicam um papel importante na evolução dos vertebrados.
As pesquisas seguirão para encontrar outros espécimes do novo dinossauro e fazer comparações com outros saurópodes, para entender melhor como esses animais surgiram e se dispersaram.
Fonte: Olhar Digital
Comentários